Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 28 de Março de 2013 - 17h31

Mercado da carne de cordeiro está crescendo em municípios de SP

Na região de Jundiaí, o abate aumentou consideravelmente nos frigoríficos. Além da procura, os criadores garantem que o preço está compensador.

Globo Rural

Aos poucos, cortes como paleta ou carré de cordeiro vão se tornando mais comuns nos açougues e supermercados. O mercado de carne de cordeiro não conhece o que é crise.

Em um frigorífico de Jundiaí, a 60 quilômetros da capital paulista, foram abatidos o ano passado uma média mensal de 150 cordeiros.

O número dobrou nos três primeiros meses deste ano. “A carne se torna mais macia pela idade desses animais e a vida que levam. São genéticas selecionadas, onde você já tem medida a maciez, complexo de gordura, um bom acabamento. Com precocidade, a carne chega ao frigorífico com bastante qualidade”, explica Ricardo Yroshi, consultor comercial.

Além do aumento nas vendas, nos últimos anos, o produtor tem lucrado também com o aproveitamento do rebanho. Até 2010, por exemplo, o rendimento de carcaça, que é quanto o animal produz de carne, não chegava a 45%. Hoje, graças à melhora genética do rebanho, a média é superior a 50%. Em alguns casos, tem produtor que consegue um rendimento de carcaça de quase 60%.

O melhor rendimento da carcaça significa também maior preço pago pelo quilo da carne. Paulo Giassetti, criador de ovinos e dono do frigorífico, explica que paga R$ 12,70 pelo quilo de carcaça limpa dos animais que apresentarem 44% ou mais de rendimento. Se o volume passar de 50%, o produtor recebe uma bonificação. “Animal mais bem produzido é remunerado em R$ 13,27 e isso aí, quando você compara com a arroba do bovino, a atividade se torna bem atrativa para aqueles produtores bem qualificados e com os custos na ponta do lápis”, diz.

O setor ainda tem muito para crescer. O Brasil não produz toda a carne de cordeiro que é consumida no país, cerca de 800 toneladas por ano. Cerca de 10%, ainda vem de países como Uruguai, um dos principais produtores da América do Sul.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/ovinos-e-caprinos/2013/03/28/mercado-da-carne-de-cordeiro-esta-crescendo-em-municipios-de-sp.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar