Quarta, 30 de Janeiro de 2019 - 11h10
FAO e Ministério da Agricultura unem esforços contra embargo da Europa ao pescado brasileiro
Exportações para o bloco estão suspensas desde o início do ano passado
DATAGRO
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e secretarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil reuniram-se na última semana para discutir ações de capacitação do setor pesqueiro do País, a fim de derrubar o embargo europeu ao pescado brasileiro. Encontro teve a participação de integrantes das Secretarias de Pesca e Aquicultura e de Comércio e Relações Internacionais do Agronegócio.
Na avaliação de Jorge Seif, secretário de Pesca e Aquicultura, o descredenciamento das exportações brasileiras foi um duro golpe no setor e na economia brasileira. “Mais do que conduzir um novo processo de aprendizado e capacitação, também queremos sinalizar para a União Europeia nosso total interesse em sanar as questões que levaram ao embargo. Sinalizar que não estamos poupando esforços para retomar esse comércio”, afirmou o gestor.
O embaixador e secretário de Comércio e Relações Internacionais do Agronegócio, Orlando Leite Ribeiro, frisou que o setor precisa fazer modificações. “Precisa colocar sobre a mesa os problemas que devem ser resolvidos. Mas para isso, é necessária colaboração técnica por meio de capacitação. É preciso reciclar a forma de se fazer esse comércio”, disse.
A expectativa é de que um curso seja ministrado por consultores da FAO e oferecido ainda no primeiro semestre de 2019, em Brasília. Segundo o representante da agência da ONU no Brasil, Rafael Zavala, para além da importância econômica, a formação é uma oportunidade de melhorar a qualidade do pescado brasileiro e de seu transporte. Consequentemente, a capacitação também trará benefícios para a qualidade de vida dos consumidores, sobretudo em contextos onde o pescado é um alimento-chave na luta contra a má nutrição e a obesidade.
“A FAO estará presente nas ações que forem necessárias para o fortalecimento de políticas públicas que gerem mais empregos e mais saúde para o Brasil e o mundo”, garantiu Zavala.
As exportações do setor pesqueiro foram suspensas pela União Europeia desde 2018, quando o bloco emitiu um relatório em que alertava o Brasil sobre a inadequação às regras impostas para o envio de pescado aos países europeus. O documento destacava a temperatura das embarcações brasileiras, a qualidade da água dos barcos e a regulamentação dos locais de desembarque, além de pedir um melhor controle de metais pesados, como cádmio e estrôncio, no peixe que é exportado.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2019/01/30/fao-e-ministerio-da-agricultura-unem-esforcos-contra-embargo-da-europa-ao-pescado-brasileiro.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176