Carnes bovina e suína: Mercado russo pode ser reaberto em abril
Por outro lado, nova fase da Operação Carne Fraca acarreta em problemas para o embarque de aves para UE
DATAGRO
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Rangel, disse nesta sexta-feira (16), em evento na capital paulista, que o mercado russo para as carnes bovina e suína do Brasil pode ser reaberto em abril.
No final do ano passado, Moscou embargou estas carnes brasileiras, alegando problemas sanitários.
De acordo com Rangel, o governo brasileiro já enviou toda documentação que esclarece o caso, e que no próximo mês ele irá se reunir com as autoridades russas – em Moscou ou em Bruxelas [sede da União Europeia] - para solucionar o embargo. Em 2017, a Rússia comprou 40% da carne suína exportada pelo Brasil.
Salmonela
Em razão da nova fase da Operação Carne Fraca, o secretário afirmou, ainda, que a Europa tem utilizado a questão da salmonela como um ponto de discussão comercial acerca dos embarques brasileiros de carnes de frango.
Segundo Rangel, o governo brasileiro vem se ancorando na Ciência, a fim de conduzir as negociações. Na esteira desta situação, o Mapa decidiu nesta sexta-feira (16) suspender temporariamente a produção e certificação sanitária dos produtos de aves de algumas unidades da BRF, que exportam para o bloco europeu.
Em nota, a empresa informou que representantes do governo brasileiro devem viajar para a Europa já na próxima semana, a fim de prestar esclarecimentos técnicos às autoridades europeias.
O secretário ressaltou que em 30 dias o Mapa espera resolver o caso da suspensão das exportações de unidades da BRF para a União Europeia.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2018/03/16/carnes-bovina-e-suina-mercado-russo-pode-ser-reaberto-em-abril.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176