Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 19 de Fevereiro de 2018 - 14h16

Exclusivas uagro

Brasil pode reabrir mercado de pescados para a UE em março

Vendas estão suspensas desde o fim do ano passado, quando autoridades do bloco questionaram sanidade do produto nacional

DATAGRO

O secretário de Aquicultura e Pesca, órgão hoje vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Dayvson Franklin de Souza, disse nesta segunda-feira (19), em São Paulo (SP), que o mercado europeu para o peixe brasileiro, tanto o oriundo da pesca quanto da criação em cativeiro, poderá ser reaberto em março.

Liberação do mercado europeu pode representar uma chancela para o mercado brasileiro de pescados

No final do ano passado, o governo brasileiro suspendeu os embarques para União Europeia de maneira preventiva, após autoridades do bloco questionarem sanidade e rastreabilidade do produto nacional. Segundo o secretário, de lá para cá uma série de reuniões foi realizada, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos compradores europeus, bem como com o intuito de alinhar critérios técnicos relacionados à sanidade e rastreabilidade.

VEJA TAMBÉM: Piscicultura brasileira cresce 8% em 2017

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe Br), Francisco Medeiros, a UE não é um grande mercado ainda para a aquicultura brasileira, mas o bloco funciona como uma chancela de que o produto brasileiro é bom. "Ou seja, outros países, blocos tem o raciocínio de que se a Europa compra o peixe brasileiro, o produto é bom. E a percepção contrária também vale."

Medeiros ressaltou, ainda, que alguns outros mercados já pressionaram o Brasil a reduzir preços, devido a proibição de se exportar para UE.

Link

Compartilhar