Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 06 de Julho de 2017 - 13h40

Exclusivas uagro

Justiça brasileira proíbe importação de camarão do Equador

Medida atende liminar do setor produtivo sob argumento que o camarão do Equador representa alto risco epidemiológico à produção brasileira

DATAGRO

A Justiça Federal decidiu nesta quarta-feira (5) proibir a importação de camarão do Equador. A medida atende a uma liminar da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), que vinha travando uma briga com o Ministério da Agricultura para impedir a compra do crustáceo importado sob o argumento que o camarão do Equador representa risco sanitário à produção brasileira.

 

Consultado sobre a decisão da justiça, o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, diz que o governo vai recorrer da decisão e que a importação não representa risco a produção do Brasil, já que o produto será destinado exclusivamente para o consumo.

 

Segundo o presidente da ABCC, Itamar Rocha, a produção de camarão do Equador apresenta 10 tipos de doenças de alto risco epidemiológico, sendo que sete deles não são encontrados no Brasil. A associação ainda afirma que a decisão de importar atende a um pedido dos restaurantes que querem baixar o preço do camarão no mercado interno.

 

A ABCC ainda explica que as doenças citadas não representam risco à saúde humana, mas causam alta mortandade na produção em cativeiro, o que representaria um grande prejuízo ao setor. Por este mesmo motivo o Equador não autoriza a entrada do camarão brasileiro em seu território, porque das quatro doenças existentes no Brasil, três nunca foram registradas lá.  

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2017/07/06/justica-brasileira-proibe-importacao-de-camarao-do-equador.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar