Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 18 de Abril de 2017 - 14h32

Brasil aumenta produção de tilápia em 80%

Espécie é a mais cultivada entre todos os peixes no País

Uagro

Entre 2005 e 2015, o Brasil elevou sua produção de tilápia em 80%. Esse resultado foi impulsionado pela modernização e a intensificação da produção tanto em tanques-rede em reservatórios como nos viveiros escavados. É que consta a pesquisa “Impactos socioeconômicos da tilapicultura no Brasil” elaborada pela Embrapa Pesca e Aquicultura (TO).

O estudo destaca uma série de fatores para o aumento na produção do peixe mais cultivado no Brasil. São eles: Clima favorável, rusticidade da espécie aceitando diferentes sistemas de produção; alta demanda dos produtos em do bom resultado em cultivos intensivos.

O estudo detectou também o aumento da tecnificação da produção e do profissionalismo dos produtores em muitos Polos, o que contribuiu para um incremento substancial na produtividade. “O uso de equipamentos, associado a práticas de manejo com controle dos parâmetros de cultivo, permitiu o adensamento da produção também nos viveiros escavados, aumentando a produtividade que, em Polos que se baseiam no uso de viveiros de terra, como no Paraná e em Santa Catarina, saltou de 30 para 50 toneladas por hectare”, conta Renata Barroso. médica-veterinária da Embrapa.

De acordo com a especialista, a justificativa do aumento da produtividade seria o maior profissionalismo dos piscicultores que compreendem que, para serem competitivos e se manterem na atividade, é necessário ter controle do seu negócio, usar mecanismos de registros de custos, maior cuidado com o manejo e da qualidade das águas de cultivo. 

A rentabilidade da tilapicultura, que pode variar de 10 a 20% para o produtor, tem levado a um maior investimento com aquisição de equipamentos que melhoram a qualidade da água e automatizam o cultivo, assim como em rações premium. Nos polos mais tecnificados, os cientistas observaram o uso de aeradores, ventiladores que aumentam a quantidade de oxigênio na água, permitindo a criação de mais animais no mesmo espaço, alimentadores automáticos, classificadores e contadores, entre outros equipamentos.


Link

Compartilhar