Brasil pode aumentar as exportações de ovos ao Japão
País asiático é um dos principais consumidores do produto no mundo
Exclusiva redação Uagro
O governo japonês comunicou ao Ministério da Agricultura que vai abrir o mercado para compra de ovos brasileiros. O Mapa divulgou, em nota, que os japoneses aceitaram a certificação sanitária apresentada pela ministra Kátia Abreu.
A medida pode favorecer o comércio do produto entre os dois países. “A abertura do mercado japonês destaca o Brasil como fornecedor de produtos de altíssima qualidade junto aos outros países importadores, o que poderá alavancar nossas exportações”, analisa Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Ainda na avaliação de Turra, o Japão é um dos mercados mais exigentes do mundo na questão sanitária, e importar ovos para aquele país tem um significado muito especial. Hoje, os japoneses são o segundo maior importador de carne de frango brasileira, e, por isso, existe boa expectativa em relação ao desenvolvimento do comércio externo de ovos.
Em 2014, o Japão importou 17 mil toneladas de ovos, especialmente de países como Estados Unidos e China. Em valores, as compras atingiram US$ 70,9 milhões. Enquanto isso, o Brasil exportou o equivalente a US$ 16 milhões do produto, tendo Arábia e Emirados Árabes como principal destino. Entretanto, o Brasil exporta apenas 1% da produção nacional. “Há um grande potencial de mercado a se explorar e é neste sentido que temos caminhado”, ressalta o presidente da ABPA.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2015/08/19/brasil-pode-aumentar-as-exportacoes-de-ovos-ao-japao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176