Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 27 de Fevereiro de 2014 - 09h33

Pará inicia monitoramento 2014 da saúde animal em 44 municípios

Ação é uma determinação da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), quanto ao cumprimento de etapas que monitoram a saúde do animal

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) deram início, na segunda quinzena de fevereiro, ao monitoramento 2014 na área 1 do Estado, abrangendo 44 municípios das regiões sul e sudeste, que já têm o reconhecimento internacional de livre de febre aftosa com vacinação. A ação é uma determinação da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), quanto ao cumprimento de etapas que monitoram a saúde do animal.

Nesta primeira fase serão coletados novos dados referentes às propriedades rurais e informações quanto ao fluxo entre Estados e municípios de animais nos anos de 2012 e 2013 nos municípios em foco. Em um segundo momento, a partir da determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária, a ação estará voltada para um treinamento amostral em que será feita a coleta de soro sanguíneo do animal, a vistoria e a inspeção acerca da inexistência de qualquer sintoma clínico da doença em bovinos em propriedades rurais definidas pelo ministério.

O gerente da Defesa Animal da Adepará, Gláucio Antônio Galindo, esclareceu que, em paralelo, também será feito o estudo de eficiência para comprovação dos índices de cobertura vacinal contra febre aftosa alcançados no ano passado. “Na segunda etapa da vacinação contra febre aftosa, em novembro de 2013, atingimos um índice de 99% de cobertura vacinal na região 1, então, vamos verificar se os índices são compatíveis com a imunidade dos animais”, afirma.

O monitoramento da zona livre é uma determinação da OIE para garantir a continuidade do reconhecimento do status sanitário. Em média, a cada quatro anos faz-se um novo monitoramento. Esse é o terceiro no Brasil e o segundo a que a área I do Estado do Pará é submetido, pois as regiões sul e sudeste tiveram o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação em 2007 e passaram por monitoramentos respectivos nos anos de 2010 e agora em 2014.

Os dados da Adepará de 2013 confirmam que o efetivo bovino do Estado, que reúne as áreas 1, 2, 3 e mais a Ilha do Marajó, já superou 21 milhões de cabeças. Os 44 municípios que integram a área 1 somam juntos um efetivo bovino de 16.049.068 cabeças. Em relação a maio de 2013, o efetivo bovino cresceu 3% na referida região. Entre os municípios com potencial para pecuária que mais se destacam com relação ao quantitativo do bovino estão São Félix do Xingu (um), Marabá (dois), Novo Repartimento (três) e Santana do Araguaia (quatro).

Entre as ações que estão em fase de preparação pela Adepará está o início do período de vacinação contra a febre aftosa em 2014, de 15 de março a 30 de abril, nos municípios de Faro e Terra Santa, localizados em área de proteção, na fronteira dos Estados do Pará com o Amazonas.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2014/02/27/para-inicia-monitoramento-2014-da-saude-animal-em-44-municipios.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar