Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 29 de Maio de 2013 - 15h24

Produtores trabalham unidos em Carazinho (RS)

10 produtores fazem parte da União Carazinhense de Apicultores, que realiza a comercialização da produção de forma cooperativa

Diário da Manhã - Passo Fundo

O dia 22 de maio é o Dia do Apicultor. Em Carazinho, a atividade também conta com representantes que dedicam-se à produção de mel. No município, a União Carazinhense de Apicultores tem atuação na produção e comercialização, atuando em sistema cooperativo.

Entre os membros da entidade, prevalece o amor por essa prática produtiva. “O mel é uma forma divertida de viver, só trabalha com abelha quem gosta.

Hoje, na associação, somos em 10 sócios”, afirmou o presidente da União, José Pizutti.

A União trabalha ativamente em questões que se referem à produção de mel. “Uma das principais ações foi o combate ao mel ilegal. Fazemos um trabalho sério para que o produtor tenha um mel verdadeiro na mesa”, contou Pizutti.


Outro procedimento realizado pela União é a troca de experiências. “A associação tem uma reunião mensal onde se trocam ideias, se aprende com a experiência dos demais e dividimos ensinamentos técnicos de congressos, seminários que a gente participa”, explicou Pizutti.

A entidade carazinhense é vinculada à Federação Gaúcha de Apicultores e à Confederação Brasileira de Apicultura. A maior parte dos associados dedica-se à apicultura ao mesmo tempo em que realizam outras atividades profissionais.

Feira na Praça
É o mel produzido por um membro da entidade que abastece os supermercados locais com o produto. Além disso, por quatro vezes no mês, os produtores realizam uma feira de mel na Praça Albino Hillebrandt, no centro de Carazinho.

A feira é realizada de modo cooperativo. “Todo mundo faz a comercialização na praça, onde cada um tem uma cota determinada. O valor arrecadado é dividido entre todos, ninguém ganha mais do que o outro. É um sistema cooperativo. Por exemplo, estipulamos uma cota de 15 quilos para cada associado, se não for vendido tudo, a sobra é dividida entre todos”, explicou Pizutti.

A feira é realizada quatro vezes por mês. “A feira é realizada é quatro vezes por mês, três vezes no início do mês e uma no final. O mel, geralmente, é comercializado em recipientes de um quilo, de meio quilo e de 250 gramas”, contou o presidente da entidade.

Os membros da associação tem uma produção de 20 toneladas. “Cerca de 20 toneladas por safra são produzidas pelos membros da entidade. O consumidor procura bastante o produto. Ultimamente o nosso mel está sendo bastante procurado e o pessoal confia porque ele já está marcado como um produto de boa qualidade”, finalizou Pizutti.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2013/05/29/produtores-trabalham-unidos-em-carazinho-rs.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar