Segunda, 04 de Fevereiro de 2013 - 12h05
Acasalamento de camarões machos pode aumentar a produtividade
Pesquisadores israelenses descobriram como fazer a reversão sexual do crustáceo por meio de biotecnologia
Globo Rural
Uma equipe de pesquisadores descobriu uma maneira de acasalar camarões originariamente machos e aumentar a produtividade das fazendas que criam esse crustáceo, segundo informações do site Israel21c. O gene foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Ben Gurion, do Negev, em Israel.
A equipe, liderada pelo professor Amir Sagi, criou uma ferramenta biotecnológica para reversão sexual de crustáceos e produção de progênie monossexual. A diferenciação sexual em crustáceos é regulada pelaglândula androgênicaque, quando retirada de machos jovens, pode resultar em reversão sexual. O processo foi patenteado e está sendo exportado para a China e Vietnã.
“A tecnologia é sustentável porque não usa produtos químicos ou hormônios e não cria organismos geneticamente modificados”, explica Sagi. Segundo o pesquisador, a descoberta pode ajudar produtores a aumentarem a renda com o crustáceo. “Camarões estão entre os mais populares alimentos nos cardápios em todo o mundo. Acreditamos que essa pesquisa pode ajudar a suprir a demanda, estimulando os produtores”, afirma.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2013/02/04/acasalamento-de-camaroes-machos-pode-aumentar-a-produtividade.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176