Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 07 de Janeiro de 2013 - 08h12

Estudo aponta risco de água do reservatório de Tucuruí se tornar imprópria

Projeto prevê aumento da criação de peixes, segundo os pesquisadores, isso vai aumentar a quantidade de matéria orgânica e atrair mais algas.

Folha de S.Paulo

Aguirre Talento

As águas do reservatório da usina hidrelétrica de Tucuruí, usadas pelos moradores, correm risco de se tornarem tóxicas e impróprias para consumo humano.

A possibilidade é apontada em estudo da UFPA (Universidade Federal do Pará) e do IEC (Instituto Evandro Chagas), subordinado ao Ministério da Saúde.

Pesquisadores detectaram tendência de aumento no nível de matéria orgânica no lago, o que tem provocado a proliferação de algas azuis, que liberam toxinas prejudiciais à saúde.

Segundo a pesquisadora Vanessa Costa, do IEC, o nível das toxinas liberadas ainda é tolerável, mas existe uma tendência de crescimento que precisa ser controlada.

PEIXES

A pesca no lago está no centro da questão. Projeto do Ministério da Pesca prevê aumento da criação de peixes no lago e, segundo os pesquisadores, isso vai aumentar a quantidade de matéria orgânica e atrair mais algas, elevando o nível das toxinas.

Se cresce a incidência de toxinas, os próprios peixes devem se contaminar, prejudicando a pesca.

A Eletronorte, empresa estatal responsável pela hidrelétrica de Tucuruí, diz que a informação sobre a intoxicação das águas do reservatório é "uma grande mentira".

"Nós monitoramos a qualidade da água, e os dados mostram uma qualidade excelente e própria à criação de peixes", disse o superintendente de meio ambiente da estatal, Antônio Coimbra.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2013/01/07/estudo-aponta-risco-de-agua-do-reservatorio-de-tucurui-se-tornar-impropria.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar