Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 15 de Agosto de 2012 - 10h14

Prêmio Gerdau Melhores da terra

Prêmio age como motivador para o aprimoramento da tecnologia agrícola

Universoagro

Adair Sobczak

Na opinião de Carolina Rossato, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Simers, o grande motivador da indústria gaúcha, tem sido o Prêmio Gerdau, pois este gera a concorrência e a competição, agindo como motivador para que as pessoas e empresas cresçam e melhorarem a qualidade e a tecnologia dos seus produtos. Assim, as indústrias trabalham para, além de terem resultados positivos, estarem na ponta dessas premiações, o que é muito importante para elas, pois o Prêmio Gerdau é constituído por ética e alta qualidade dos pesquisadores que compõem a comissão técnica, que vêm de todas as partes do Brasil e do Mercosul. “Estes pesquisadores possuem diferentes conhecimentos sobre cana-de-açúcar, soja, trigo, milho, entre outros, o que torna o Prêmio uma referência. Isto, principalmente por a Gerdau, além de ser uma empresa gaúcha é, hoje, uma multinacional em que todos se espelham”, destaca Carolina.

Maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e implementos agrícolas, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra completa, em 2012, sua 30ª edição. O prêmio tem por objetivo incentivar a evolução tecnológica, contribuir para elevar a produtividade no campo, estimular a preservação ambiental e colaborar com a qualidade de vida do produtor rural.

Desde 1983 – data da primeira edição – até 2012, o número de inscritos chega a 3.128 (incluindo as inscrições para as categorias Novidade Agrishow e Destaque da edição 2012). No período, foram entrevistados 6.766 usuários para avaliações na categoria Destaque. Desde o lançamento, a comissão julgadora concedeu 228 troféus e percorreu 753.265 km avaliando equipamentos, distância suficiente para dar quase que 19 voltas pela Terra.

Em 2011, o número de inscritos chegou a 209. Destes, 79 inscrições de máquinas e implementos agrícolas, sendo 44 na categoria Novidade e 35 categoria Destaque e mais 130 trabalhos científicos e independentes.

Na avaliação de equipamentos, foram percorridos 47.276 quilômetros, em 297 municípios do Brasil e exterior, sendo entrevistados 388 usuários para avaliações na categoria Destaque.

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é dividido nas categorias Destaque, Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento, além da Premiação Especial.

Na Destaque, são reconhecidas as tecnologias lançadas no mercado há pelo menos um ano. As máquinas inscritas são avaliadas pela comissão julgadora a partir de entrevistas presenciais com os usuários/proprietários rurais do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Os membros da comissão julgadora do prêmio visitam pessoalmente os locais onde os equipamentos são utilizados, verificando in loco o desempenho. A partir das entrevistas, a comissão elabora um perfil detalhado de cada produto, com a avaliação de seus diferenciais, segurança operacional e desempenho, qualidade da entrega, assistência técnica, da revenda e do atendimento pós-venda. O relatório completo é entregue ao fabricante, configurando uma consultoria especializada e gratuita, sendo que, em 2012, a categoria Destaque foi dividida em agricultura familiar e de escala.

A categoria Novidades se destina às inovações tecnológicas apresentadas ao mercado há no máximo um ano, representando uma aposta em novas soluções para o setor. Podem concorrer à modalidade máquinas e equipamentos lançados após a edição anterior da Agrishow ou da Expointer e, que sejam exibidos ao público nas respectivas feiras, onde são avaliados. Para este ano, a categoria Novidade também foi dividida em agricultura familiar e de Escala.

Em Pesquisa e Desenvolvimento há Divisão Estudante, abordando trabalhos científicos de estudantes de graduação e pós-graduação e a Divisão Pesquisador, com trabalhos científicos desenvolvidos por profissionais, ligados ou não a instituições de pesquisa.

Também, há a Premiação Especial, voltada à inovação desenvolvida fora das instituições de ensino, pesquisa e extensão, sob a forma de invenção, que contribua favoravelmente para o processo de produção agrícola, segurança e a qualidade de vida do trabalhador rural.

Coordenada pelo Professor Luiz Fernando Coelho de Souza, a comissão julgadora e composta por 11 especialistas em mecanização agrícola do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Goiás, além de membros da Argentina e do Chile.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/outros/2012/08/15/premio-gerdau-melhores-da-terra.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar