Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 23 de Junho de 2025 - 10h21

Leite: desequilíbrio entre oferta e demanda pressiona cotações ao produtor

Preço pago ao pecuarista fechou abril com queda de 3,3%, e projeções indicam recuo de 4% em maio

DATAGRO

Como esperado pelos agentes do setor consultados pelo Cepea, o preço do leite captado em abril caiu 3,3% e fechou o mês a R$ 2,7415/litro na “Média Brasil”. Ainda assim, esse valor ficou 5,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais (deflacionamento pelo IPCA de abril). A queda nos preços ao produtor ocorre em momento atípico, mas é justificada pelo aumento da oferta e pelo enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. E a expectativa é de que o movimento de baixa ganhe força em maio. Pesquisas ainda em andamento do Cepea apontam para redução em torno de 4% para a Média Brasil.

:: Preços dos lácteos seguem em queda em maio

Levantamentos do Cepea realizados com o apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) apontam que os preços dos derivados lácteos seguiram em queda no atacado no estado de São Paulo em maio. Para o queijo muçarela, a desvalorização foi de 2,62% em relação ao mês anterior, para o leite UHT, de 2,32%, e, para o leite em pó, de 2,43%, em termos reais (deflacionamento pelo IPCA de maio). Segundo agentes do setor consultados pelo Cepea, as baixas vêm refletindo o cenário de oferta acima da demanda. 

:: Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

As exportações brasileiras de lácteos avançaram, em maio, expressivos 59,05% em relação ao mês anterior e 59,82% sobre igual período de 2024. As importações também cresceram, 8,59% no comparativo mensal e 18,13% no anual. Com isso, o déficit da balança comercial (em volume) se elevou em 7,1% de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

:: Depois de subirem por quatro meses seguidos, custos recuam em maio​

Após subirem nos primeiros quatro meses do ano, os custos de produção caíram em maio, trazendo certo alívio aos produtores. Cálculos do Cepea mostram que o Custo Operacional Efetivo (COE) recuou 0,72% em relação a abril/25, considerando-se a “média Brasil” (BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS). Essa queda está atrelada sobretudo à desvalorização de insumos voltados à nutrição do rebanho e à diminuição em preços para operações mecanizadas.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/bovinos/2025/06/23/leite-desequilibrio-entre-oferta-e-demanda-pressiona-cotacoes-ao-produtor.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar