Quinta, 27 de Fevereiro de 2025 - 14h09
Exportadores de carne bovina fecham US$ 54 milhões em negócios na Gulfood
Perspectivas para os próximos 12 meses indicam um volume adicional de US$ 574 milhões em negociações futuras
DATAGRO
A participação da carne bovina brasileira na Gulfood 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe, foi marcada por resultados expressivos. O estande do Brazilian Beef, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contou com a presença de 23 empresas do setor e movimentou US$ 54 milhões em negócios fechados entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no Dubai World Trade Centre. As perspectivas para os próximos 12 meses indicam um volume adicional de US$ 574 milhões em negociações futuras.
Durante os cinco dias de evento, 150 mil visitantes passaram pela feira. Com uma área de 460 metros quadrados, o estande do Brazilian Beef apresentou os principais diferenciais do setor, como qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade, elementos fundamentais para manter a confiança dos consumidores globais. De acordo com a Abiec, cerca de quatro mil novos negócios foram fechados no evento, reforçando a relevância da feira para a promoção do produto nacional no mercado global.
"A Gulfood foi um evento estratégico para o setor de carne bovina brasileira para consolidar nossa presença no Oriente Médio e ampliar nosso alcance para mercados da Ásia, Sudeste Asiático e Europa. Há 20 anos, a Abiec participa desta feira, que já acumula três décadas de história. Nossa presença reafirmou o compromisso do Brasil com a oferta de um produto de alta qualidade, sustentável e em conformidade com os mais rigorosos padrões internacionais", afirmou Roberto Perosa, presidente da Abiec.
Ele também ressaltou a relevância da parceria com a ApexBrasil ao longo dessas duas décadas de participação. "Essa colaboração tem sido essencial para fortalecer a imagem da proteína bovina brasileira no exterior, permitindo um diálogo contínuo sobre tendências globais e oportunidades de comercialização", destacou. O mercado muçulmano responde por cerca de 18% das exportações brasileiras de carne bovina, totalizando 532 mil toneladas em 2023 e gerando receita de aproximadamente US$ 2,2 bilhões.
Para Laudemir André Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, a presença na feira reforçou a excelência da pecuária brasileira. "O Brasil não apenas lidera a produção e exportação de carne bovina, mas se destaca pela qualidade superior de sua carne – sustentável, com alto padrão sanitário e garantia de rastreabilidade. Nossa participação fortalece essa reputação e reafirma o compromisso do país com a segurança alimentar global. Essa conquista é resultado do esforço conjunto entre entidades e empresas do setor, que trabalham continuamente para expandir nossa presença internacional", concluiu.
Além dos negócios, a participação brasileira se destacou pela experiência gastronômica oferecida aos visitantes. O tradicional churrasco brasileiro foi um dos grandes atrativos, acompanhado por pratos icônicos da culinária árabe, como kafta e esfiha, preparados por um chef local com carne bovina halal oriunda do Brasil.
O estande do Brazilian Beef contou com a participação das empresas Agra, Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Better Beef, Boibras, Comesul, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Frigon, Iguatemi, Masterboi, Mercurio, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Supremo, Rio Maria, Zanchetta, Minerva, Boi Brasil, JBS e Marfrig.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/bovinos/2025/02/27/exportadores-de-carne-bovina-fecham-us-54-milhoes-em-negocios-na-gulfood.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176