Quarta, 18 de Junho de 2025 - 15h11
Gripe aviária: autodeclaração de livre da doença deve acelerar normalidade das exportações, ressalta a ABPA
Autodeclaração restabelece status sanitário do Brasil
DATAGRO
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a oficialização da autodeclaração do Brasil de Livre de Influenza Aviária entregue nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, este é um passo definitivo para agilização das negociações para o restabelecimento das exportações brasileiras frente aos diversos mercados que hoje aplicam algum tipo de restrição ou suspensão.
“O vazio sanitário de 28 dias compreende dois ciclos de vida do vírus, para garantir que a granja com a ocorrência esteja totalmente livre. A autodeclaração restabelece o nosso status sanitário. No momento em que dezenas de nações, incluindo todas as grandes produtoras de aves, enfrentam problemas e ocorrências em suas respectivas produções, nós superamos a única ocorrência de toda a história da avicultura que é a maior exportadora e segunda maior produtora mundial de carne de frango. Estamos confiantes no rápido restabelecimento da normalidade no fluxo dos embarques e no reforço de nosso papel em prol da segurança alimentar global”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/aves/2025/06/18/gripe-aviaria-autodeclaracao-de-livre-da-doenca-deve-acelerar-normalidade-das-exportacoes-ressalta-a-abpa.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176