Segunda, 18 de Setembro de 2023 - 14h24
Novo foco de gripe aviária é detectado em aves de subsistência no Mato Grosso do Sul
Número total de casos soma 103 no País
DATAGRO
Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) em uma criação de aves domésticas de subsistência na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Esse é o primeiro foco da doença registrado no estado, e o terceiro em aves de subsistência detectado no Brasil. O total de casos confirmados no País sobe para 103, sendo 100 em aves silvestres e 3 em aves de subsistência.
Segundo o MAPA, o Serviço Veterinário Oficial já está aplicando as medidas sanitárias, visando a contenção e erradicação do foco – não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor.
A ocorrência do novo caso em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros – o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.
Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), por não haver registro da doença na produção comercial.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/aves/2023/09/18/novo-foco-de-gripe-aviaria-e-detectado-em-aves-de-subsistencia-no-mato-grosso-do-sul.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176