Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 22 de Julho de 2025 - 15h16

Renda do agricultor chinês registra alta de 6,3% em 2024, mostra estudo

Renda per capita dos residentes rurais atingiu 23.119 yuans (cerca de US$ 3.220) no ano passado

DATAGRO

O setor agrícola da China obteve avanços constantes no desenvolvimento verde, segundo um Relatório sobre o Desenvolvimento Verde da Agricultura da China 2024, divulgado na última sexta-feira (18) durante uma conferência realizada em Beijing, diz nota da agência "Xinhua".

O relatório foi publicado pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS, na sigla em inglês) e pela Sociedade de Pesquisa de Desenvolvimento Agrícola Verde da China. De acordo com Huang Sanwen, presidente da CAAS e acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, o documento oferece apoio e referência importantes para a implementação contínua dos conceitos de desenvolvimento verde do país, promovendo o desenvolvimento agrícola e rural de alta qualidade, com ênfase na prioridade ecológica, eficiência dos recursos e práticas verdes e de baixo carbono.

O relatório mostra que, em 2024, houve progressos significativos em diversas áreas. A China continuou a aprimorar a qualidade e a eficiência da construção de terras agrícolas de alto padrão, ao mesmo tempo em que fortaleceu a proteção ecológica e o controle da poluição das terras agrícolas existentes, resultando na construção ou melhoria de mais de 80 milhões de mu (cerca de 5,33 milhões de hectares) de terras agrícolas de alto padrão ao longo do ano.

A China também avançou na terceira pesquisa nacional de solos no ano passado, concluindo a coleta de mais de 2,87 milhões de pontos amostrais e 3,11 milhões de amostras, segundo o relatório.

Além disso, a China aperfeiçoou seu sistema de gestão para a proteção de recursos biológicos agrícolas. O censo nacional de recursos genéticos agrícolas em 2024 revelou a preservação permanente de 580 mil recursos genéticos de culturas, 1,4 milhão de materiais genéticos de animais de criação e 270 mil cepas de recursos microbiológicos agrícolas.

Foram alcançadas reduções contínuas no uso de insumos químicos por meio de ações reforçadas. De acordo com o relatório, o uso de fertilizantes químicos totalizou 49,88 milhões de toneladas em 2024 -- uma queda de 5% em relação a 2020. O uso de pesticidas na agricultura foi de 242 mil toneladas (100% de pureza), mantendo uma tendência de queda pelo oitavo ano consecutivo.

Os níveis de mecanização continuaram a aumentar, com a taxa de mecanização abrangente nas etapas de cultivo, plantio e colheita superando 75% em nível nacional, segundo o documento.

O relatório também revela um aumento robusto na renda dos agricultores. A renda disponível per capita dos residentes rurais atingiu 23.119 yuans (cerca de US$ 3.220) em 2024, o que representa um crescimento real de 6,3% em termos anuais -- 1,9 ponto percentual acima da taxa de crescimento dos residentes urbanos.

Houve ainda avanços na gestão digital dos recursos. A China promoveu a gestão digital sistemática de seus recursos agrícolas e reforçou sua capacidade de apoio às estações experimentais fixas de observação de longo prazo para o desenvolvimento verde da agricultura, segundo o relatório.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/economia/2025/07/22/renda-do-agricultor-chines-registra-alta-de-6-3-em-2024-mostra-estudo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar