Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 23 de Junho de 2025 - 16h43

Aiea espera danos muito significativos após ataques a usinas nucleares no Irã

Instalação de Fordow ainda não pôde ser avaliada; chefe da agência da ONU diz que inspetores da Aiea no país devem ajudar a apurar os fatos no terreno

DATAGRO

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, reuniu-se com o Conselho de Diretores, nesta segunda-feira (23),em Viena, para informar sobre a situação das instalações no Irã após os ataques de sábado aos locais.

Rafael Mariano Grossi contou que na usina de Fordow, há crateras visíveis indicando o uso de munições no solo, diz nota do "ONU News". Segundo ele, os danos subterrâneos ainda não foram analisados em detalhes e que “ninguém, incluindo a Aiea, estaria em condições de avaliá-los completamente.”

:: Prejuízos muito significativos

Na reunião de emergência, Grossi afirmou que esses prejuízos seriam muito significativos tendo em conta a carga explosiva utilizada e a extrema sensibilidade das centrífugas à vibração.

Nesta segunda-feira, a instalação subterrânea de enriquecimento do Irã em Fordow foi atingida novamente e não houve informação imediata das autoridades iranianas sobre os responsáveis e danos.

Agências de notícias informaram que o Irã disparou mísseis e drones contra Israel. Teerã disse que deu carta branca às Forças Armadas iranianas para atacar alvos americanos.

:: Mísseis e bombas destruidoras

Autoridades do Irã declararam que os Estados Unidos cruzaram “uma linha vermelha muito grande” ao atacar os três locais com mísseis e bombas destruidoras de bunkers pesando acima de 13 toneladas.

Grossi revelou que inspetores da Aiea estão no Irã e podem ajudar a estabelecer os fatos no terreno, “um pré-requisito para qualquer acordo”. Para isso, ele defendeu o fim de confrontos e que prevaleçam as condições de segurança necessárias, permitindo que o Irã autorize que essas equipes entrem nos locais para avaliar a situação.

Segundo o chefe da Aiea, quaisquer medidas especiais do Irã para proteger seus materiais e equipamentos nucleares podem ser tomadas segundo as obrigações de salvaguardas do Irã e da agência.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/economia/2025/06/23/aiea-espera-danos-muito-significativos-apos-ataques-a-usinas-nucleares-no-ira.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar