Quinta, 05 de Junho de 2025 - 18h36
GAFFFF: Governadores do agro defendem agenda reformista para elevar competitividade do setor produtivo
Segundo Tarcísio de Freitas [São Paulo], Eduardo Riedel [Mato Grosso do Sul], Ronaldo Caiado [Goiás] e Antônio Denarium [Roraima] setor público precisa priorizar qualidade dos gastos
DATAGRO
Governadores de importantes estados produtores do agro brasileiro defenderam, nesta quinta-feira (5), no primeiro dia do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), na capital paulista, uma agenda reformista do Estado brasileiro.
Segundo Tarcísio de Freitas [São Paulo], Eduardo Riedel [Mato Grosso do Sul], Ronaldo Caiado [Goiás] e Antônio Denarium [Roraima], o Brasil precisa de reforço institucional no tocante à segurança jurídica e de reformas nas esferas administrativa, política, ajustes na tributária, entre outras, que garantam um ambiente regulatório mais estável, que fortaleça a previsibilidade para tomada de decisão de políticas públicas e de investimentos do setor privado. Segundo os chefes dos executivos estaduais, a União precisa priorizar a qualidade dos gastos.
Tarcísio de Freitas destacou que o agro, tanto do ponto de vista alimentar, quanto energético é uma fortaleza do estado de São Paulo. O mandatário paulista disse que produção agropecuária e proteção ambiental são perfeitamente compatíveis, usando como exemplo a recente lei do licenciamento ambiental aprovada no Senado Federal e que tramita agora na Câmara dos Deputados.
Caiado, por sua vez, salientou que o agro brasileiro é referência mundial em produção, tecnologia, sustentabilidade, criticando ainda, segundo ele, "a hipocrisia de países desenvolvidos em relação a questões ambientais". "Em Goiás, por exemplo, temos uma lei de pagamento por serviços ambientais, que remunera o proprietário de terra que protege a natureza."
Riedel lembrou dos desafios de infraestrutura logística, que apesar de avanços recentes, ainda se configuram como um importante gargalo para o setor, e citou a obra da Rota Bioceânica, que vai conectar o Mato Grosso do Sul ao Oceano Pacífico, via portos do Chile, prometendo reduzir o transporte de mercadorias do Brasil para a Ásia em cerca de 14 dias. Ademais, Denarium ressaltou a força do agro também na região Norte, e que o segmento vem impulsionando a economia de Roraima.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/economia/2025/06/05/gaffff-governadores-do-agro-defendem-agenda-reformista-para-elevar-competitividade-do-setor-produtivo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176