Terça, 03 de Junho de 2025 - 09h42
Índice de preços pagos ao produtor rural gaúcho recua 2,21% em abril, diz Farsul
Por outro lado, indicador de custos registrou alta de 0,55% no comparativo mensal
DATAGRO
Em abril, o produtor rural gaúcho pagou mais caro e recebeu menos pelo que produziu pela quinta vez no ano. É o que aponta o relatório divulgado pela equipe econômica da Farsul nesta segunda-feira (2).
O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) registrou deflação de 2,21% em relação ao mês de março. Um dos motivos dessa queda é a entrada de uma nova safra de arroz, que deve ser 14% maior do que a anterior, segundo o IBGE.
No acumulado do ano, o IIPR apresenta uma deflação de 6,04%, enquanto nos últimos 12 meses, essa inflação chega a 0,65%. O consumidor, entretanto, continua a ver os preços subindo. O IPCA Alimentos apontou, no período dos últimos 12 meses, alta de 7,81% no preço dos alimentos, um sinal de que a inflação está acontecendo em outros pontos da cadeia.
Já o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou inflação de 0,55% em abril, mesmo com a queda no frete, que foi puxada pela redução no preço do diesel. O aumento da taxa de câmbio reflete em maior preço de fertilizantes, e o aumento da taxa Selic impacta diretamente no financiamento do capital de giro. Esses dois pontos somado mais do que compensaram a queda no combustível. Nos últimos 12 meses, o valor acumulado é de 5,30%. Esses números são resultado direto de aumentos em fertilizantes e frete.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/economia/2025/06/03/indice-de-precos-pagos-ao-produtor-rural-gaucho-recua-2-21-em-abril-diz-farsul.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176