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Segunda, 19 de Maio de 2025 - 11h56

ApexBrasil leva 25 empresas brasileiras para a SIAL China 2025

Participação nacional inclui variedade de produtos, que vão desde mel, própolis e açaí até carnes, frutos do mar, massas, itens orgânicos, bebidas saudáveis, entre outros itens

DATAGRO

A partir desta segunda-feira (19), Xangai será sede de mais uma edição da SIAL China, uma das maiores e mais relevantes feiras de alimentos e bebidas do mundo. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação brasileira contará com uma delegação de 25 empresas nacionais que irão apresentar, no Pavilhão Brasil, a diversidade e a qualidade da produção alimentícia brasileira. O evento, que vai até o dia 21, é reconhecido por reunir os principais players do setor e oferecer grandes oportunidades de expansão no mercado asiático.

Em 2024, o evento recebeu mais de cinco mil expositores e atraiu cerca de 180 mil visitantes. A edição anterior movimentou quase US$ 100 milhões em negócios fechados com as empresas brasileiras durante o evento e ao longo dos 12 meses seguintes. Para este ano, a expectativa de negócios gerados é de US$ 102 milhões.  

A participação brasileira inclui uma variedade de produtos, que vão desde mel, própolis e açaí até carnes bovinas, suínas e de aves, além de frutos do mar, massas, amendoim, bebidas saudáveis, bebidas alcoólicas, smoothies, e alimentos saudáveis e orgânicos. “A variedade de produtos reflete a força e a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional, especialmente em um cenário de crescimento contínuo na demanda chinesa por alimentos de qualidade”, afirma Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil.

Além do pavilhão multissetorial, os projetos Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, realizados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a ApexBrasil, também terão estandes com a participação de outras 25 empresas brasileiras de proteínas animais.

A China, segunda maior economia do mundo, é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, sendo destino de exportações relevantes como soja, café, frutas, açúcar e carnes bovina e de aves. Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países alcançou quase US$ 160 bilhões, com um superávit de US$ 30,7 bilhões para o Brasil. “A presença brasileira na SIAL China 2025 reforça esse relacionamento estratégico, além de ampliar as oportunidades para pequenas e médias empresas brasileiras no maior mercado consumidor do mundo”, lembra Laudemir Müller.

:: Missão à China 

Na oportunidade da visita oficial do presidente Lula à China, a ApexBrasil vem realizando uma série de inciativas de promoção comercial no país asiático que começaram na última segunda-feira (12). A missão começou com o Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu mais de 700 empresários de ambos os países, e resultou em anúncio de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no Brasil em setores como indústria automotiva, energia renovável, tecnologia, mineração, saúde, logística e alimentos.

Na quarta-feira (14), o foco das iniciativas foi na promoção do agro brasileiro. A Agência realizou o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, reunindo entidades setoriais do agro nacional e chinesas, inaugurou o novo escritório da carne brasileira na China, em parceria com ABIEC e ABPA, e assinou mais uma parceria com a Luckin Coffee, que agora terá 34 novas lojas temáticas do Brasil na China.

No dia 15, foi a vez do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes, na cidade de Nanjing. O evento contou com seminário, rodadas de negócios entre 25 empresas brasileiras e 30 empresas chinesas e um jantar de gala, com o objetivo de marcar o início de uma nova estratégica de promoção da carne bovina brasileira fora dos grandes centros como Pequim e Xangai. A missão será encerrada com a participação do Brasil na Sial China, em Xangai.

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