Sexta, 21 de Março de 2025 - 11h06
PIB da agropecuária deve crescer 6% este ano, projeta Ministério da Fazenda
De acordo com a recente leitura do Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica da pasta, PIB total do país deve registrar alta de 2,3%
DATAGRO
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá crescer no primeiro trimestre cerca de 1,5% na margem, segundo previsão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE/MF). De acordo com o Boletim Macrofiscal. divulgado nesta quarta-feira (19), pela SPE, o maior ritmo de crescimento projetado está relacionado principalmente ao avanço esperado de 12,8% para o PIB da agropecuária, impulsionado pela maior produção de soja, milho e arroz.
A SPE também projeta alta de 0,3% para o PIB de serviços nos três primeiros meses do ano, impulsionada por atividades ligadas à agropecuária, como o comércio, e pelo reajuste real do salário mínimo. Já para a indústria, a expectativa é de retração de 0,2%, devido a um recuo na margem da indústria de transformação.
Apesar da alta na margem no primeiro trimestre, na comparação interanual o PIB deverá desacelerar. Nessa base, o PIB do primeiro trimestre deve crescer 3%, ante alta de 3,6% no quarto trimestre. Para o ano de 2025, a SPE manteve a projeção de crescimento de 2,3% do PIB.
Isso porque, segundo o boletim, depois de um aumento da atividade, no primeiro trimestre na margem, o PIB deve desacelerar e ficar próximo da estabilidade no segundo semestre. Por setor produtivo, a SPE projeta expansão de 6% para o setor agropecuário, de 2,2% para a indústria e de 1,9% para o setor de serviços. Para os anos seguintes, o crescimento deve ficar próximo a 2,5%.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/economia/2025/03/21/pib-da-agropecuaria-deve-crescer-6-este-ano-projeta-ministerio-da-fazenda.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176