Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 06 de Março de 2025 - 09h58

China almeja crescimento econômico de 5% em 2025

Demanda interna deve ser o principal motor e âncora do avanço

DATAGRO

A China tem como meta um crescimento econômico de cerca de 5% em 2025, de acordo com um relatório de trabalho do governo apresentado nesta quarta-feira (5) ao órgão legislativo nacional para deliberação, diz nota da agência "Xinhua". 

O relatório também descreve uma série de outras metas importantes de desenvolvimento para este ano, incluindo uma taxa de desemprego urbano pesquisada de cerca de 5,5%, mais de 12 milhões de novos empregos urbanos e um aumento de cerca de 2% no índice de preços ao consumidor.

O país alcançou um crescimento econômico de 5% em 2024, pois um pacote de políticas impactantes, juntamente a outras medidas pró-crescimento, ajudou a alimentar o forte impulso econômico.

Em escala global, uma taxa de crescimento de cerca de 5% coloca a China entre as principais economias de crescimento mais rápido do mundo, com o incremento econômico equivalente à produção anual de uma nação de médio porte.

Huang Qunhui, consultor político nacional do Instituto de Economia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, descreveu a meta de crescimento econômico deste ano como cientificamente fundamentada e realista.

"Diante de um ambiente global desafiador, a meta proativa e resiliente sugere que a China está enfrentando as incertezas com uma abordagem clara e determinada para o crescimento", disse ele.

Como 2025 marca o último ano do 14º Plano Quinquenal da China (2021-2025) e também é crucial para a elaboração do próximo plano quinquenal, os observadores acreditam que as políticas do governo não apenas impulsionarão o crescimento sustentável neste ano, mas também estabelecerão bases para a iniciativa de modernização do país no longo prazo.

A promoção do desenvolvimento de alta qualidade é um foco-chave da agenda governamental deste ano, com prioridades que vão desde o estímulo à demanda interna até o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade.

"Adotaremos uma abordagem centrada nas pessoas e daremos maior ênfase à política econômica para melhorar os padrões de vida e aumentar os gastos dos consumidores", disse o relatório.

A demanda interna se tornará o principal motor e âncora do crescimento econômico, segundo o relatório. Títulos do Tesouro especiais ultralongos, totalizando 300 bilhões de yuans, serão emitidos para apoiar programas de substituição de bens de consumo.

Novas forças produtivas de qualidade serão cultivadas de acordo com as condições locais, segundo o relatório. A China pretende promover os setores emergentes e futuros, como a tecnologia quântica e a economia de baixa altitude, acelerar a modernização dos setores tradicionais e combinar tecnologias digitais, incluindo IA, com os pontos fortes de manufatura e de mercado.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/economia/2025/03/06/china-almeja-crescimento-economico-de-5-em-2025.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar