Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 21 de Novembro de 2022 - 13h12

Cresce contratação de frete rodoviário terceirizado no mercado de açúcar

Número de cargas transportadas aumentou 58,2% no acumulado do ano até outubro no comparativo com 2021

DATAGRO

Dados da Fretebras, plataforma online de transporte de cargas, indicam aumento no volume de fretes do açúcar em 2022. Na comparação entre janeiro e outubro de 2021 e o mesmo período de 2022, o número de cargas transportadas cresceu 58,2%. Para a Fretebras, esse movimento revela que transportadores do adoçante estão apostando mais na digitalização dos fretes para conter a escalada dos custos.

A contratação de caminhoneiros autônomos por meio de plataformas digitais, como da Fretebras, tem ajudado as transportadoras a amenizar os altos custos com transporte, chegando à economia de 20% a 30%, quando comparado com o transporte feito com frota própria. O uso de plataformas ajuda as empresas a realizar um número maior de fretes, com mais rentabilidade e eficiência.

“Estamos vendo um aumento no volume de fretes na nossa plataforma, porque os produtores e transportadores do agro estão extremamente preocupados com os custos de escoamento dos produtos. O diesel, em outubro, ficou 30% acima do valor praticado no mesmo mês do ano passado. Com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) limitando a produção dos barris de petróleo e o preço do diesel ainda defasado no Brasil, a expectativa é que haja novos aumentos em breve. Por isso, os transportadores buscam por opções que tragam mais economia, como a contratação de caminhoneiros autônomos por meio dos aplicativos de frete.”, explica Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras.

Segundo Hacad, a digitalização dos fretes tem acontecido em toda a cadeia logística. “Vemos três razões principais para este fato: a busca por mais eficiência, ou seja, redução de custos; maior segurança, diminuindo roubos de carga e fraudes; e busca por maior controle e gestão, permitindo otimização de tempo e planejamento mais assertivo.”

:: São Paulo e Goiás são mais representativos nos transportes

Segundo levantamento feito pela Fretebras em sua base de dados, o estado com maior representatividade nos fretes do açúcar no período de janeiro a outubro deste ano é São Paulo (47%), seguido por Goiás (17%), Paraná (11%) e Minas Gerais (10%).

Na comparação do período com o mesmo do ano passado, o maior crescimento no volume de fretes aconteceu em Goiás (+182%) e em seguida vem o Paraná (+47%). Em São Paulo o aumento foi de 40% e no estado mineiro, 36%.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/logistica/rodoviario/2022/11/21/cresce-contratacao-de-frete-rodoviario-terceirizado-no-mercado-de-acucar.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar