Sexta, 04 de Julho de 2014 - 08h32
Calado Operacional do Porto de Santos é Elevado
O calado é a parte do navio que se encontra submersa, assim entre os fundos do navio e do canal de navegação há segurança para a navegação
Codesp
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), divulgou,no último dia 3 de julho sob a coordenação da Autoridade Marítima, os novos calados operacionais do Porto de Santos, que foram ampliados nos trechos 1, 2 e 4.
O calado operacional que era de 12,7 nos trechos 1, 2 e 3 do canal de navegação, foi elevado para 13,2 metros no trecho 1, no zero DHN, e 13,0 m no trecho 2. No trecho 4 o calado anterior de 11,2 m foi ampliado para 12,6 metros, até a Brasil Terminal Portuário (BTP). No Trecho 3 o calado é de 12,7 m. Os novos calados foram estabelecidos em função dos levantamentos batimétricos executados pela Codesp.
Os novos calados foram estabelecidos durante reunião ocorrida, hoje, no período da tarde, com a presença de representantes das Autoridades Marítima e Portuária. É importante diferenciar calado de profundidade. O calado é a parte do navio que se encontra submersa e profundidade se estende da linha d’água até o fundo do estuário. Assim, entre os fundos do navio e do canal de navegação há uma margem de segurança para a navegação, que varia conforme as características do local.
“Com a nova profundidade, ampliada em relação à cota anterior, estima-se um ganho de capacidade no transporte de cargas em uma única embarcação”, afirma o diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo. O presidente destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido para restabelecer as profundidades no canal de navegação, mencionando a realização, na manhã de hoje, de um Pregão Eletrônico para contratar serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4. A empresa Rohde Nielsen do Brasil Dragagem Ltda foi a primeira colocada no certame, com a proposta de R$ 13,8 milhões. As demais propostas classificadas foram no valor de R$ 21 milhões, da Van Oord Serviços de Operações, e de R$ 22,3 milhões, da Jan de Nul do Brasil Dragagem.
Até 10 de julho a primeira colocada deve enviar, por via eletrônica (Comprasnet), as planilhas de preço com respectiva composição de custo. Além da pré-habilitação dos concorrentes no Comprasnet, também é necessária a apresentação de documentação complementar, conforme anunciado no edital.
Após o prazo de 10 de julho, a Codesp avalia e, em caso de aprovação, declara, também através do sistema, a primeira colocada como vencedora do certame. O serviço previsto nesse certame visa garantir a profundidade do canal até que entre em operação a segunda fase do Programa Nacional de Dragagem (PND2), da Secretaria de Portos (SEP).
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/logistica/outros/2014/07/04/calado-operacional-do-porto-de-santos-e-elevado.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176