Segunda, 01 de Junho de 2020 - 11h09
CNA reivindica políticas públicas para redução dos custos da navegação de cabotagem
Prática consiste na navegação entre portos de um mesmo país ou a distâncias pequenas, dentro das águas costeiras
DATAGRO
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi um dos convidados da webinar “Os desafios da infraestrutura, da Indústria e do Agronegócio no PÓS-COVID-19”, promovida pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) na última sexta-feira (29).
O encontro discutiu as dificuldades e alternativas para superar a crise provocada pela pandemia do coronavírus com foco em três aspectos: retomada de investimentos em infraestrutura, fortalecimento da indústria e incentivos para a agropecuária.
A transmissão ao vivo também contou com a presença do senador e presidente da Frenlogi, Wellington Fagundes (PL-MT); do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Francisco Costa; do deputado federal Neri Geller (PP-MT), do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; e do superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti.
Segundo o presidente da CNA, o Brasil deverá produzir 250 milhões de toneladas nesta safra e poderá alcançar 300 milhões de toneladas daqui a 10 anos. A previsão demonstra a eficiência da “porteira para dentro” dos produtores rurais, mas traz preocupação em relação ao custo de escoamento dos produtos.
“Tenho certeza que nós próximos anos, após a COVID-19, o mundo comprador vai ficar ainda mais exigente. Exigente não só em qualidade, mas principalmente em preço. Então, para que sejamos altamente competitivos, precisamos ter boas estradas e utilizar um modal mais viável”, disse ele.
Políticas - Além de construir estradas, ferrovias e hidrovias, o País precisa implementar políticas públicas, principalmente para reduzir os custos da navegação de cabotagem e a burocracia. Para João Martins, também é preciso ter “discernimento” para investir nas regiões com mais potencial de crescimento, além de buscar parcerias para as obras.
“Não é só lá fora que existem recursos. Podemos levantar muitos recursos aqui dentro e ter grupos como parceiros para construir essas ferrovias, rodovias e até melhorar nossos portos”, afirmou.
O presidente da CNA lembrou, ainda, a necessidade de revisar os marcos regulatórios do setor de transportes e implantar um documento único de transporte para desonerar o custo-Brasil.
“A concepção que temos na CNA é que precisamos ajudar a construir um novo País. Um País racional, buscando tomadas de decisões racionais em cima de números. Nada é contestado quando é feito racionalmente a partir de dados”.
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