Transporte ferroviário de cargas agrícolas: soluções e dificuldades
Ferrovias aliviam e agilizam o fluxo de escoamento; porém precisam de melhorias
Redação Uagro
As ferrovias que cortam São Paulo relevam a importância de transporte ferroviário de cargas agrícolas até o Portuário de Santos, principal porto do Brasil. Boa parte da produção de soja, açúcar e milho destinada a exportação cruzam São Paulo via ferroviária.
Devido ao recente incêndio que afetou a movimentação de cargas no porto, as ferrovias se tornaram uma alternativa. Segundo o ministro da Secretária de Porto de Santos, Edinho Araújo, neste período, pela primeira vez 55% da carga chegou ao terminal pelos trilhos, o que provou a eficiência do transporte.
Entretanto, no dia a dia, as vias ferroviárias ainda são pouco utilizadas, já que precisam de melhorias. A malha ferroviária da região metropolitana de São Paulo é uma só, onde os trens de carga e os trens de passageiros circulam pelas mesmas linhas. Para tanto, a viagem dos trens de carga fica restrita entre 9h às 15h e das 21h às 3h. O projeto Ferroanel Metropolitano de São Paulo é uma opção para o escoamento agrícola, já que permite a circulação em horários livres. Porém, ele ainda está no papel.
Diante desse cenário, de acordo com o Controle de Segurança dos Portos de Santos (Codesp), apenas 24% das cargas foram transportadas por ferrovias, no acumulado de 2013/14, contra 69% do rodoviário, e 7% por dutovia.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/logistica/ferroviario/2015/05/06/transporte-ferroviario-de-cargas-agricolas-solucoes-e-dificuldades.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176