Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 31 de Julho de 2013 - 17h27

Terminal Ferronorte começa a funcionar em agosto

Complexo construído em Rondonópolis aguarda liberação da Licença de Operação

Gazeta Digital

Terminal ferroviário de Rondonópolis começa a funcionar no próximo mês, logo após a concessão de Licença de Operação (L.O.) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Corpo de Bombeiros. Local foi vistoriado pelos agentes do órgão ambiental e foi emitido o relatório topográfico, segundo o secretário estadual de Logística e presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo. Início das atividades no Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) é aguardada desde abril deste ano. De acordo com Vuolo, o trânsito na ferrovia está autorizado, mas ainda é preciso liberar o funcionamento do terminal. 

A respeito dos argumentos de que a falta de estrutura rodoviária no entorno do terminal provocará congestionamento e atrasos no tráfego de caminhões na via de acesso ao CIR, o secretário lembra que a duplicação de 25 km, no trecho da BR-163 ligando a cidade ao complexo intermodal, está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O ministro dos transportes confirmou isso e no próximo mês vamos cobrar esse cronograma durante audiência em Brasília”. Chefe de Serviço de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Orlando Fanaia Machado comenta que a previsão é investir R$ 110 milhões na duplicação e que o processo será por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “Vai ter licitação ainda neste 2º semestre e além da duplicação tem toda a travessia urbana de Rondonópolis”. Por enquanto, está sendo duplicado o trecho da rodovia que liga o município ao Posto do Gil, no norte do Estado. 

A América Latina Logística (ALL) informou por meio de sua assessoria que o terminal tem capacidade para escoar 15 milhões de toneladas de grãos por ano, com o carregamento de 120 vagões em 6 horas. Estimativa da empresa é transportar em torno de 12 milhões (t) até o fim deste ano e alcançar 15 milhões (t) anuais até 2015. Volume equivale a 62% da safra 2012/2013. O complexo ocupa 385 hectares e terá uma área de 230 mil m2 reservada às operações comerciais, incluindo 20 empresas do agronegócio. No centro comercial será construído um shopping center, hotel com 100 quartos, além de um posto de abastecimento e o estacionamento para caminhões. 

O secretário de Logística comenta que a operação dos terminais ferroviários de Alto Taquari, Alto Araguaia, Itiquira e Rondonópolis acelerarão o escoamento da produção agrícola matogrossense. “Mesmo assim estamos trabalhando para acelerar a extensão dos trilhos até Cuiabá junto com a instalação de outro terminal na Capital”. Vuolo relata que está sendo concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para esse segmento ferroviário.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/logistica/ferroviario/2013/07/31/terminal-ferronorte-comeca-a-funcionar-em-agosto.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar