Sexta, 15 de Março de 2013 - 09h11
Cooperativas inauguram terminal ferroviário em Cascavel
Terminal ajudará a reduzir a carência de espaços para armazenagem dos produtos industrializados pelas cooperativas e futuramente também terá espaço para armazenagem de grãos
Gazeta do Povo
Luiz Carlos da Cruz
A Cotriguaçu Cooperativa Central inaugurou na manhã desta quinta-feira (14) o terminal ferroviário composto de um grande complexo frigorificado que será responsável em armazenar produtos congelados. O complexo fica dentro do terminal da Ferroeste, em Cascavel, e será expandido nos próximos meses com a construção de três armazéns de grãos, com capacidade total de 360 mil toneladas.
Mantida pelas cooperativas Coopavel, C.Vale, Lar e Copacol, a Cotriguaçu investiu cerca de R$ 40 milhões nesta primeira etapa de obras. O projeto final prevê investimentos de R$ 200 milhões.
De acordo com o presidente da Cotriguaçu, Ireneo da Costa Rodrigues, a obra irá reduzir a deficiência de armazenagem. Ele disse que os altos investimentos feitos pelas cooperativas não representam lucros já que os custos de produção, principalmente de tributação e logística atropelam os resultados. Segundo ele, o Brasil perde competitividade no mercado internacional pela falta de estrutura e a alta carga tributária. As cooperativas estão dando o pontapé inicial acreditando que o governo também fará a sua parte. “Queremos agora investir mais em logística para melhorar a nossa competitividade”, afirma.
O governador Beto Richa, que participou da solenidade de inauguração, disse que o terminal vai contribuir para o desenvolvimento da região e ressaltou a importância de parceria entre o poder público e o setor privado. “O poder público hoje sozinho não consegue mais suprir as demandas, as necessidades da população. É importante ter a visão e a mente abertas para essas parcerias e juntos caminharmos de mãos dadas”, destacou.
Terminal
O terminal ferroviário da Cotriguaçu está localizado em uma área de 170 mil metros quadrados. Com a implantação do terminal, as cooperativas apostam agora em investimentos públicos para a expansão da ferrovia, já anunciados pelo governo federal. De acordo com o presidente da Cotriguaçu, o custo do transporte de uma tonelada de grãos entre a região Oeste e o porto de Paranaguá através de rodovias gira em torno de R$ 80,00 a R$ 90,00. O valor cai para no máximo R$ 50,00 quando é feito por ferrovia.
Com tom de campanha, Richa anuncia nova duplicação da BR-277
O governador Beto Richa anunciou na manhã desta quinta-feira (14) em Cascavel, no Oeste, a duplicação de nove quilômetros da BR-277 entre o Trevo Cataratas e o acesso ao distrito de São João, além de outros cinco quilômetros entre Matelândia até as proximidades do acesso ao município de Ramilândia.
O anúncio, feito durante solenidade de inauguração do terminal ferroviário da Cotriguaçu, foi em discurso com tom de campanha eleitoral e recheado de alfinetadas políticas para adversários.
Sem citar o nome do senador Roberto Requião, o governador criticou seu antecessor e disse que em toda a campanha o pedágio era objeto de demagogia política. Ele lembrou a frase de campanha de Requião quando dizia que se fosse eleito o pedágio deveria abaixar ou acabar. “Nem uma, nem outra coisa aconteceu no Estado do Paraná”, afirmou. Richa disse ainda que “a população não merece ser enganada pelos seus representantes políticos”.
O governador também fez severas críticas ao governo federal por causa de medidas que diminuem as receitas dos estados e disse que é preciso rever as dívidas com a União. Ele citou como exemplo uma dívida de R$ 5 bilhões contraída pelo Estado em 1998 e que já foram pagos R$ 10 bilhões, mas ainda resta um saldo de R$ 9,5 bilhões. Para ele a dívida é impagável. “O governo federal não pode agir como agiota junto aos entes federados”, declarou.
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