Terça, 10 de Dezembro de 2024 - 11h40
Estudo da USP/Fundação Vanzolini mostra como a Ferrogrão pode maximizar exportação de soja para Ásia
Dados mostram que a nova ferrovia não impactaria nos demais corredores logísticos que buscam escoar as safras por Manaus, Santarém e São Luís
DATAGRO
Um estudo liderado pelo CILIP (Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária), do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade de São Paulo e pela Fundação Vanzolini mostra como a viabilização do projeto da ferrovia EF-170 (Ferrogrão), aliviaria o já sobrecarregado porto de Santos para exportação de soja para Ásia. Além disso, como efeito positivo, não diminuiria a demanda dos demais corredores logísticos que buscam escoar as safras de granéis agrícolas pelos portos de Manaus, Santarém e São Luís.
No estudo intitulado “Avaliando um novo terminal intermodal usando o processo de decisão Markov: Um estudo de caso na ferrovia Ferrogrão”, os pesquisadores e professores da USP, Daniel de Oliveira e Ronaldo Benevides Veloso, utilizaram o Markov (um modelo matemático amplamente utilizado em inteligência artificial, teoria de controle e otimização), para calcular um plano de ações que maximize a utilidade em relação às recompensas esperadas no projeto da EF-170. Em seu estágio conceitual, o plano visa criar um novo corredor ferroviário de exportação com 933 quilômetros de extensão, conectando os municípios de Sinop e Itaituba.
De acordo com Oliveira, “este corredor tem o potencial de aumentar a competitividade da soja brasileira ao substituir parte do fluxo rodoviário que atualmente se desloca para os portos da região Norte”.
A EF-170 também impactará os ganhos por saca ao reduzir os custos de logística. De acordo com o estudo, a renda média por saca de soja aumentaria em R$ 3,00, passando de R$ 12,25 para R$ 15,25, devido a mudança no modal de transporte. Neste cenário, o preço por saca de soja seria de aproximadamente R$ 150,00 e o preço do diesel de R$ 6,00. O novo projeto também contribuirá para uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa em cerca de 60%, principalmente pela redução da distância média de transporte por caminhão que diminuirá de 914 quilômetros para 171 quilômetros.
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