Quinta, 16 de Maio de 2024 - 16h12
Na Agrobalsas, Tegram apresenta projeto de expansão do terminal
Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) faz parte de um dos principais corredores de exportação da produção brasileira de grãos, com abrangência na região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) e áreas do Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás
DATAGRO
O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) esteve na 20ª edição da Agrobalsas, umas das referências em eventos do agronegócio no Maranhão. A feira reúne produtores de Balsas e região, além dos representantes do setor. Na oportunidade, Felipe Constantino, gerente de operações do Tegram, apresentou o projeto de expansão do terminal, que irá viabilizar o incremento de 50% na capacidade de expedição de grãos.
O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários).
O consórcio é responsável pela gestão e operação do Terminal de Grãos do Maranhão, no Porto do Itaqui (São Luís, MA), que tem capacidade operacional de embarque anual superior a 15 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) em dois berços de atracação.
O Tegram faz parte de um dos principais corredores de exportação da produção brasileira de grãos, com abrangência na região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) e áreas do Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás.
Na Agrobalsas, Constantino destacou sua participação no evento: “Nossa presença foi fundamental para estabelecer um diálogo com os produtores e quem faz parte da cadeia do agronegócio do Maranhão. O Tegram está com um projeto sólido e viável de crescimento e foi possível demonstrar que a infraestrutura e tecnologias operacionais do terminal são suficientes para dar conta do escoamento de grãos produzidos na região. O Tegram, sozinho, foi responsável por escoar mais de 15 milhões de toneladas no ano passado e fomos enfáticos ao demonstrar que o potencial é ultrapassar 23 milhões de toneladas anualmente”.
O crescimento da produção de soja e milho para os próximos anos são temas recorrentes entre os painelistas e, neste sentido, Constantino reforça a importância de aumentar a capacidade operacional, prevendo as próximas safras. “O Tegram está se antecipando e buscando investir na expansão da infraestrutura de forma que toda a produção da região do Matopiba possa ser absorvida pelo terminal”, conclui.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/logistica/2024/05/16/na-agrobalsas-tegram-apresenta-projeto-de-expansao-do-terminal.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176