Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 18 de Junho de 2013 - 17h28

Novas perspectivas para o Oeste catarinense

Instalado Fórum que vai sugerir os rumos para o desenvolvimento e competitividade da região

MB Comunicação

Planejar o crescimento com foco no desenvolvimento econômico sustentável não é uma tarefa simples para nenhuma sociedade. No entanto, com a integração efetiva de lideranças, acadêmicas, empresariais, políticas e da comunidade em torno de um objetivo comum, esse processo pode alcançar resultados mais efetivos. Pensando nisso, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) instalaram nessa semana o Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de Santa Catarina.

O Ato foi conduzido pelo presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, e pelo presidente da Funoesc e Vice-Reitor de Campus da Unoesc, professor Genésio Téo que reforçaram a importância de assumir o causa do oeste e propor ações que visem o coletivo e não apenas ações pontuais de cada município. O Fórum é resultado de uma mobilização que vem ocorrendo desde o ano passado, provocada pelas duas instituições, e envolveu empresários, pesquisadores e lideranças políticas e econômicas do Oeste Catarinense.

O Fórum refere-se a um órgão técnico de articulação, orientação e integração regional na definição de diretrizes voltadas à competitividade e ao desenvolvimento do oeste que tem como objetivos promover a integração da Região Oeste de Santa Catarina para discutir suas competências, de forma a proporcionar condições para o seu desenvolvimento e competitividade; construir uma agenda participativa para o desenvolvimento e competitividade; desenvolver um plano de ação visando aglutinar as diversas iniciativas, projetos e propostas; e articular a captação e aplicação de recursos e o desenvolvimento de estudos.

O especialista e moderador de processos participativos, professor Sérgio Cordioli, expôs que o Fórum deverá ter uma atuação suprapartidária; construir uma agenda participativa e dinâmica; estabelecer pauta de prioridades conjunta entre os diferentes entes envolvidos; prever indicadores quantitativos e qualitativos e os meios de monitoramento e avaliação pré-estabelecidos, além de estabelecer critérios de priorização setorial para os diversos projetos.

A primeira oficina de planejamento do Fórum ficou agendada para o dia 10 de julho às 14 horas com local a ser definido pela equipe da Unoesc e da Fiesc que ainda conduzirá as atividades até a composição da secretaria executiva.

Durante o ato, a diretora do Departamento de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves, apresentou as metas e propostas do governo federal para o desenvolvimento das regiões e o Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Xavier Flores, falou do plano de investimentos do governo catarinense em obras públicas.

    A Ata de Constituição do Fórum foi assinada por lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e comunitárias de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Xanxerê e São Miguel do Oeste – municípios que sediarão os minisseminários promovidos pela Unoesc e Fiesc desde o ano passado. Prestigiaram o ato, os vice-presidentes da Fiesc, Waldemar Antônio Schmitz, Astor Kist, Mario Lanznaster e Alvaro Mendonça, o deputado federal Valdir Colatto, o deputado estadual, Gelson Merisio, o secretário de Estado João Rodrigues, o diretor do BRDE Neuto de Conto, o diretor do Codesc José João Tavares, o prefeito de Chapecó José Claudio Caramori entre outras lideranças políticas e empresariais.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/gestao-de-pessoas/2013/06/18/novas-perspectivas-para-o-oeste-catarinense.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar