Quarta, 10 de Abril de 2013 - 10h35
Marcelândia, em Mato Grosso, sedia Dia de Campo
A pecuária ainda predomina, porém o rebanho apresentou queda de 3,3%, passando de 215 mil animais, em 2011, para 208 mil cabeças, em 2012.
CNA
Marcelândia, distante 712 km de Cuiabá, desponta como mais uma fronteira agrícola da região norte de Mato Grosso. O município possui 350 mil hectares de áreas consolidadas, sendo que 70% são consideradas agricultáveis, segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura. No ciclo 2011/2012 foi colhida a primeira safra de soja em Marcelândia (32 mil toneladas).
Na safra 2012/2013, a produção alcançou 61 mil toneladas, aumento de 89%, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A pecuária ainda predomina, porém o rebanho apresentou queda de 3,3%, passando de 215 mil animais, em 2011, para 208 mil cabeças, em 2012. O assunto foi discutido durante o Dia de Campo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – FAMATO e a Embrapa Agrossilvipastoril, realizado na fazenda Pégasus Montana, e que reuniu 150 pessoas entre produtores rurais, técnicos e alunos do curso técnico em Agropecuária do município.
No evento, o presidente da FAMATO, Rui Prado, destacou que levar informação aos produtores rurais por meio dos dias de campo da Famato e Embrapa é de suma importância para a consolidação da agricultura, principalmente em municípios como Marcelândia, onde a atividade é recente. “A capacitação e a informação são fundamentais neste momento para os produtores rurais do município. É importante que eles tenham contato com a tecnologia da Embrapa”, comentou Prado.
Rui Prado comentou ainda que com as obras de pavimentação da MT-320, que liga o município até a BR-163, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Silval Barbosa na semana passada, irão fomentar ainda mais o crescimento da agricultura em Marcelândia. “Esta é uma região em que a logística é muito deficiente e isso interfere no aumento da produção. Com as obras previstas, esperamos que essa situação mude e favoreça ainda mais o desenvolvimento agrícola na região”, disse o presidente da FAMATO.
Parceria – Este é o terceiro dia de campo da parceria entre FAMATO e Embrapa. “Eventos desse tipo trazem tecnologia, inovações e novas variedades para a produção. Sabemos que se as pesquisas da Embrapa ficarem apenas dentro dos laboratórios elas não poderão ajudar os produtores rurais e o objetivo da FAMATO é que esta informação seja levada a todos os produtores rurais de Mato Grosso”, afirmou Prado.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, João Flávio Veloso Silva, “a parceria com a Famato é muito importante por se tratar de uma entidade que congrega os produtores rurais de Mato grosso e auxilia a Embrapa a levar a informação para quem realmente precisa”.
Adiamento – A FAMATO e Embrapa comunicam que o 1º Dia de Campo sobre Sistemas de Produção de Leite, previsto para 19 de abril, no campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop (MT), foi adiado. Assim que definida a nova data, as instituições farão a divulgação. Ainda serão realizados Dias de Campo sobre iLPF em campos experimentais da Embrapa em Juara, Nova Canaã do Norte, Querência e Alta Floresta.
A FAMATO é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/gestao-de-pessoas/2013/04/10/marcelandia-em-mato-grosso-sedia-dia-de-campo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176