Segunda, 25 de Fevereiro de 2013 - 08h42
Senar vai oferecer 8 mil vagas em cursos para qualificar setor primário no Amazonas
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também anunciou que vai abrir cursos direcionados ao cultivo de milho, feição, mandioca e cupuaçu.
Portal D24AM
Mais de 8 mil pessoas envolvidas no setor agropecuário devem receber qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no Amazonas, em 2013. A estimativa é alcançar 60% a mais trabalhadores rurais do que resultado alcançado no ano passado, quando 5 mil pessoas do setor primário participaram de cursos com o intuito de inserir práticas modernas e fomentar a produção rural no Estado.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também anunciou que vai abrir cursos direcionados ao cultivo de milho, feição, mandioca e cupuaçu.
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, 38 municípios amazonenses vão receber os treinamentos nas mais diversas áreas, e os interessados podem procurar os sindicatos representantes e as suas prefeituras, além da própria Faea, em Manaus, uma das entidades mantenedoras do Senar.
Lourenço explica que existe um quadro geral de demanda por mão de obra qualificada em todo o Estado, mas na região Sul do Amazonas se encontram os municípios com maior necessidade, devido a localização da fronteira agrícola. Dentre eles, Humaitá, Manicoré, Apui e Boca do Acre há uma falta de profissionais na área de mecanização agrícola.
“É uma necessidade grande de operadores de máquinas, como trator agrícola, operador de motosserra, além de pessoas especializadas em inseminação artificial em animais. Somos bem sensíveis ao assunto de formação de mão de obra, e é uma das nossas prioridades. Hoje, o setor precisa ter acesso ao conhecimento técnico, mas essa situação é mais urgente no pequeno produtor”, disse Lourenço.
De acordo com o presidente, dos mais de 276 mil trabalhadores que tem como atividade econômica a agricultura, 98% são de produção familiar e dependem da assistência técnica oficial pública e gratuita, feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
“Com esses cursos, passamos a democratizar o acesso à tecnologia. Muitas vezes, por não ter acesso a essas informações, os produtores acabam praticando uma atividade de baixa tecnologia, baixa produtividade e com um imenso impacto ambiental, que também é uma das nossas maiores preocupações”, destacou.
A partir de 1° de março a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) abre inscrições para 23 cursos de capacitação previstos para os próximos meses para agricultores e estudantes de ciências agrárias.
Segundo a Embrapa, alguns cursos abordam informações sobre vários sistemas de produção direcionados a cultivos realizados no Amazonas, como milho, feijão, mandioca e cupuaçu. No cronograma de ensino de um sistema de produção os cursos vão trazer orientações sobre o preparo do solo, plantio, calagem e adubação e informações econômicas.
O primeiro curso, sobre o sistema de produção de milho, acontece em abril. Conforme o supervisor do setor de implementação da programação de transferência de tecnologias da Embrapa, Raimundo Rocha, outros cursos poderão ser acrescentados, e ao longo do ano estão previstas capacitações para técnicos e produtores durante várias etapas da implantação de 10 unidades demonstrativas de sistemas de produção de mandioca e banana, distribuídas em propriedades de agricultores nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru e Presidente Figueiredo.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/gestao-de-pessoas/2013/02/25/senar-vai-oferecer-8-mil-vagas-em-cursos-para-qualificar-setor-primario-no-amazonas.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176