Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 02 de Julho de 2013 - 16h17

Cooperativas brasileiras apresentam seus produtos na África do Sul

Seis cooperativas da agricultura familiar estão presentes no pavilhão brasileiro onde, além de expor e comercializar os seus produtos, têm a oportunidade de fazer contatos com mercados internacionais

MDA

Castanhas do Brasil, guaraná em pó, suco de uva e o tradicional café brasileiro. Estas iguarias do país vão ser apresentadas em duas grandes feiras da África do Sul: a Southern African International Trade Exhibition (Saitex) e a Africa’s Big Seven 2013, abertas em 30 de junho e que seguem até esta terça-feira (2), em Joanesburgo. Seis cooperativas da agricultura familiar estão presentes no pavilhão brasileiro onde, além de expor e comercializar os seus produtos, têm a oportunidade de fazer contatos com mercados internacionais.

A Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja), de Santa Catarina, participou de outras edições das feiras africanas. Segundo o diretor-presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, a experiência de viagem é uma oportunidade de negócios no exterior. “Depois que começamos a exportar para a África tivemos o interesse de conhecer novos mercados. Então, se tivermos oportunidade de conhecer novos clientes, nós iremos. Na feira do ano passado, por exemplo, tivemos dois contatos para a comercialização” explica.

De acordo com o chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francesco Pierri, a participação da agricultura familiar brasileira nesses eventos faz parte de uma estratégia de visibilidade para o país. “Esses produtos testemunham a riqueza da agricultura familiar brasileira. Essa riqueza da produção, que, por um lado abastece ao mercado interno, do outro vai sendo organizada, ganhando visibilidade, para que possamos oferecer aos mercados externos produtos mais sustentáveis”, ressalta.

Em 2012, as duas feiras atraíram cerca de 900 expositores de 45 países. “A África do Sul é um mercado em expansão, que está comprando produtos alimentares do mundo afora. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entra nesta ação para fazer com que os produtos da agricultura familiar possam ser conhecidos”, observa Pierri.

Expectativa de novos mercados
A Cooperativa Nova Aliança, do Rio Grande do Sul, participa pela 1ª vez desse evento. Com o suco integral de uva orgânico, o grupo que já teve uma experiência de exportação para a Líbia, pretende expandir a sua comercialização para outros países. “A África e a Índia seriam dois grandes mercados em nosso futuro próximo e nós estamos apostando nessa parceria. Queremos conquistar um mercado diferenciado e, para nós, essa participação na África do Sul é uma conquista da cooperativa, dos agricultores e dos técnicos”, afirma um dos coordenadores da cooperativa, Rodrigo Formulo.

A parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura (Mapa) e Relações Exteriores (MRE), tem o objetivo de viabilizar a promoção comercial de produtos agrícolas brasileiros na África do Sul, um mercado em franca expansão que possui características similares às do mercado brasileiro e cuja proximidade geográfica traz vantagens aos produtores nacionais. Atualmente, o Brasil exporta para aquele país carne de frango in natura, açúcar refinado, arroz, trigo, óleo de soja refinado, carne de peru in natura, milho, algodão, café e muitos outros produtos cuja produção conta com elevada participação da agricultura familiar.

Expositoras
• Café e laticínios da Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda (Capebe) - Minas Gerais
• Castanhas do Brasil, café e guaraná da Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados Para Ajuda Mútua (Coocaram) – Rondônia
• Suco integral de uva orgânica, espumantes finos e destilados de uva da Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda - Rio Grando do Sul
• Leite condensado, leite em pó e uma linha de sucos à base de soja da Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda (Cemil) - Minas Gerais
• Arroz da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja) – Santa Catarina.

Link

Compartilhar