Cooperativas agropecuárias acreditam em mudanças no Plano Safra
Segundo OCB, novo plano burocratizou a captação de crédito por parte do setor
DATAGRO
O Plano Safra 2017/18 trouxe novos dispositivos que passaram a dificultar o acesso das cooperativas agropecuárias ao crédito rural. Desde sua publicação, o cooperativismo vem se mobilizando para promover ajustes no plano.
Segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o novo Plano burocratizou a captação de crédito rural pelas cooperativas, prejudicando os trâmites de tomada de recursos, distribuição de insumos junto aos cooperados e posterior pagamento por eles.
Além disso, de acordo com Freitas, o novo Plano estabelece limites para captação de crédito para as cooperativas. “Imagina só uma Coamo, por exemplo, que movimenta bilhões, podendo agora captar ‘apenas’ alguns milhões.”
Diante deste cenário, o presidente da OCB diz que o setor está negociando junto aos ministérios da Fazenda e da Agricultura, e ao Banco Central, a fim de reverter esta questão. “A maior barreira hoje está no BC, são técnicos que não entendem as particularidades da agropecuária. Mas tenho grande expectativa que consigamos reverter a questão.”
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/cooperativas/2017/08/07/cooperativas-agropecuarias-acreditam-em-mudancas-no-plano-safra.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176