A Coopercitrus é muito mais que laranja
A entidade amplia o raio de ação, muda o nome para Cooperativa de Produtores Rurais e assume o posto de maior cooperativa da América do Sul na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas
Universoagro
Luciana Paiva
Ontem, 4 de junho, aconteceu no Centro Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP, o XII Encontro Coopercitrus de Produtores de Cana-de-Açúcar da Alta Mogiana. Pode parecer estranho uma cooperativa ligada à citricultura promover um evento sobre cana-de-açúcar, mas na verdade, já faz tempo que a Coopercitrus ampliou seu leque de ação. Fernando Degobbi, assessor da diretoria para assuntos estratégicos e mercado, conta que a entidade chamava-se Cooperativa de Citricultores e Cafeicultores e alterou sua razão social para Cooperativa de Produtores Rurais, pois passou a abranger várias culturas e atuar não só no estado de São Paulo.
E a cana-de-açúcar está entre as mais importantes, ganhando espaço, principalmente entre os cooperados da Coopercitrus do Triangulo Mineiro. Segundo Degobbi, dos 20 mil cooperados, 50% cultivam cana e a cultura foi responsável por mais de 50% do faturamento da entidade em 2012, de quase R$ 1,4 milhão. “A Coopercitrus é a maior cooperativa da América do Sul na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas”, informa João Valdir, gerente comercial regional da Coopercitrus.
O perfil dos cooperados, segundo Degobbi, é bem heterogêneo, vai de proprietários com áreas de dois hectares a sete mil hectares, no casa da cana, também há usinas cooperadas, mas os pequenos e médios produtores, com 50 a 300 hectares, são a maioria. Degobbi ressalta que levar informações e criar condições para que todos os cooperados tenham acesso à tecnologia e ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir custos é a meta da Coopercitrus. “Sabemos que individualmente, muitos produtores não têm acesso a mecanização, por isso, estamos desenvolvendo estratégias como a formação de condomínios, onde, em grupo os cooperados possam usufruir dos benefícios proporcionados pela alta tecnologia, pela agricultura de precisão e, no caso da cana, de sistemas inovadores como esse da produção de mudas sadias”, salienta.
Degobbi conta que, a Coopercitrus tem realizado pool com empresas parceiras para alcançar o objetivo de possibilitar aos cooperados o acesso à alta tecnologia e a informação de qualidade, a realização de eventos como XII Encontro Coopercitrus de Produtores de Cana-de-Açúcar da Alta Mogiana, é um bom exemplo. A entidade contou com o apoio da Datagro Alta Perfomance, e UniBusiness para a apresentação de palestras e de empresas fornecedoras que expuseram tecnologia.
Informações privilegiadas
O engenheiro agrônomo Otávio Tufi, consultor da Datagro, apresentou a palestra “Orientações para ganho de eficácia no processo agrícola canavieiro”. O agrônomo Paulo Zancaner Castilho, também consultor da Datagro, falou sobre: “Ponto de equilíbrio financeiro entre custos operacionais e produtividade”. E Matheus Kfouri Marinho, professor, coordenador da pós-graduação em agronegócio da FGV e criador da UniBusiness, ministrou a palestra: “Perspectivas e desafios da cadeia da cana-de-açúcar”.
O evento reuniu em torno de 120 participantes e agradou o público. “Fantástico evento, muitas informações relevantes para a tomada de decisões do fornecedor de cana. Parabéns Coopercitrus”, ressalta Aloísio Ravagnani, produtor de Bebedouro, SP.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/cooperativas/2013/07/05/a-coopercitrus-e-muito-mais-que-laranja.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176