Quarta, 03 de Julho de 2013 - 16h29
Dia Internacional do Cooperativismo
Santa Catarina é referência nacional
MB Comunicação
MATÉRIAS
Somente em 2012, as 263 associadas da OCESC expandiram em 12,72% as receitas totais que atingiram 17 bilhões 337,3 milhões de reais. Foi o quarto ano consecutivo de crescimento, após a crise financeira internacional de 2008/2009 que atingiu todos os continentes. O quadro social teve uma expansão de 16,29%, alcançando 1 milhão 464 mil pessoas. Consideradas as famílias cooperadas, isso significa que metade da população estadual está vinculada ao cooperativismo barriga-verde. “O setor está investindo na base produtiva, na diversificação de produtos e serviços e na qualificação de funcionários, dirigentes e associados”, realça Zordan.
O quadro geral do desempenho das cooperativas revela que, em 2012, o número total de empregados aumentou 11,72%, passando a 42.634 colaboradores. As cooperativas pagaram 1 bilhão e 30 milhões de reais em impostos (aumento de 25,91%) e fecharam o exercício com patrimônio líquido 14,99% maior, ou seja, 5 bilhões 534 milhões de reais.
As cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, crédito, consumo, infraestrutura e transporte registraram o movimento econômico mais expressivo.
As 54 cooperativas agropecuárias representam 65% do movimento econômico de todo o sistema cooperativista catarinense. No conjunto, essas cooperativas mantêm um quadro social de 65.883 cooperados e um quadro funcional de 27.370 empregados. O faturamento anual do ramo agropecuário totalizou 11 bilhões 193 milhões de reais.
O ramo de saúde, com 31 cooperativas e 11.607 associados, faturou 2 bilhões 334 milhões de reais. O ramo de crédito, formado por 71 cooperativas que reúnem 869.830 cooperados (associados), teve movimento de 1 bilhão 678 milhões de reais.
O ramo de transporte, formado por 25 cooperativas, teve 1 bilhão e 93 milhões de reais de movimento, beneficiando 13.565 cooperados. No ramo de infraestrutura atuam 33 cooperativas de eletrificação rural com 283.883 associados. Em 2012, essas cooperativas faturaram 460,6 milhões de reais. As 11 sociedades cooperativas que atuam no ramo de consumo com 207.510 associados, faturaram 538,7 milhões de reais no ano passado.
Os ramos de trabalho, produção, habitacional, mineral, especial e educacional, mesmo com menor expressão econômica, são instrumentos para a promoção de renda às pessoas físicas, que organizadas na forma de cooperativas prestam serviços especializados aos mais diversos segmentos da sociedade. São 38 cooperativas formadas por 12.150 cooperados que, em 2012, geraram 37,7 milhões de reais em receitas.
Segundo Zordan, o Dia Internacional do Cooperativismo representa o reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento da sociedade catarinense.
SESCOOP investe 13 mi em educação e formação profissional em SC
O presidente Marcos Antônio Zordan e o superintendente Geci Pungan realçam que a maior parte dos recursos (78% do orçamento) foi dirigida, exclusivamente, para a educação e formação profissional, atendendo a todas as cooperativas catarinenses.
Segundo Pungan, os objetivos do Sescoop são o ensino de formação profissional e cooperativista para empregados, cooperados e familiares de integrantes de cooperativas; a promoção social dessa mesma clientela e o monitoramento das cooperativas nos seus aspectos econômicos, legais e sociais.
Entre os principais núcleos de ação estiveram as atividades delegadas às cooperativas. Nessa linha foram realizados 1.195 eventos de capacitação e treinamentos que envolveram a participação de 75.357 beneficiários, mediante investimentos de 5 milhões 254 mil reais.
O Sescoop/SC também mantém um programa de auxílio-educação para apoio à formação universitária, tecnólogos ou pós-graduação para todos os colaboradores, empregados de cooperativas através do subsídio financeiro. Foram atendidas 103 cooperativas, beneficiando 2.050 empregados com investimentos de 3 milhões 626 mil reais.
O Programa Jovens Lideranças Cooperativistas, destinado a filhos de associados, teve a participação de 118 jovens de 4 cooperativas. O valor investido foi de 120 mil reais.
Da mesma forma, o ProgramaMulheres Cooperativistas Catarinenses envolveu o público feminino em intensa programação de cursos, eventos sociais, palestras e atividades voltadas à geração de renda. Participaram 27 cooperativas com 734 mulheres. Os investimentos totalizaram 354 mil reais.
Destinado a formar os cooperativistas do futuro, o Programa Cooper Jovem teve, em 2012, a participação de 25 cooperativas, 76 escolas de 43 municípios. O Sescoop/SC qualificou 522 professores que transmitiram conteúdos pedagógicos para 18.113 alunos. O programa absorveu investimentos de 754 mil reais.
Em cumprimento a Lei 10.097/2000, que define a obrigatoriedade das empresas contratar e matricular jovens em cursos profissionalizantes, o Sescoop/SC mantém o Programa Jovem Aprendiz. Em 2012, participaram 18 cooperativas que inscreveram 358 jovens em cursos profissionalizantes mantidos pelo Sescoop. Esse programa exigiu desembolso de 629 mil reais.
Atendendo as demandas específicas das cooperativas, para suprir necessidades emergenciais decorrentes de abruptas alterações de legislações ou normas legais vigentes, são realizadas capacitações e treinamentos genéricos. Nessa linha de trabalho foram realizados 29 eventos para atender 762 colaboradores de 125 cooperativas. A carga horária total foi de 448 horas/aula e os investimentos chegaram a 488 mil reais.
Foco é a qualidade na gestão cooperativista de SC
Trinta e cinco cooperativas catarinenses se inscreveram para o Programa de Desenvolvimento e Gestão da Cooperativa (PDGC), criado no âmbito da Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O PDGC promoverá, nas cooperativas, as boas práticas de gestão e governança.
O superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, enfatiza que a metodologia do programa foi desenvolvida pelo Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.
Podem se inscrever todas as cooperativas filiadas ao Sistema OCB e Ocesc. Não existe prazo de finalização de inscrições, entretanto, as cooperativas que desejam concorrer ao Prêmio Excelência de Gestão, devem promover a inscrição e o preenchimento dos relatórios até o próximo dia 12 de julho.
“O Objetivo primordial é que, com esta ferramenta, a cooperativa alcance a excelência de gestão”, expõe o coordenador de autogestão Élvio Silveira. O PDGC será ampliado nos próximos anos. O resultado esperado é a melhoria da qualidade da gestão. Uma das etapas consiste em uma completa autoavaliação da sua gestão da cooperativa em todos os aspectos legais, sociais, econômicos e financeiros.
Após preencher e enviar o relatório, a cooperativa inscrita receberá a devolutiva com um diagnóstico da sua gestão e governança, com indicadores de gestão, gráficos ilustrativos e análise de cada fator avaliado sobre os aspectos legais e gerenciais. Assim, a cooperativa filiada poderá avaliar e visualizar a sua situação geral de gestão e governança.
Trata-se de um programa ligado ao monitoramento, melhoria de gestão e capacitação, concebido em amplitude nacional e abrigado nas unidades estaduais do Sescoop. A coordenação estadual dirimirá dúvidas e transmitirá as orientações necessárias. Embora o programa esteja disponível pela internet, as informações e as análises não serão compartilhadas e permanecerão em caráter de privacidade.
As 35 cooperativas catarinenses inscritas colocam o Estado no terceiro lugar no ranking nacional, mas o número deve dobrar até o fim do ano.
EFEITOS
O presidente do sistema OCESC/SESCOOP, Marcos Antônio Zordan, realça que 1 milhão e 464 mil famílias catarinenses estão diretamente vinculadas ao movimento cooperativista, um modelo econômico baseado no trabalho, na ética e na solidariedade. “São pessoas de todas as classes sociais, do campo e da cidade, com os mais variados graus de instrução, que integram ou trabalham nas quase 263 cooperativas existentes no sistema cooperativista barriga-verde.”
Enfatiza que o objetivo do PDGC é preparar as cooperativas para se firmarem ainda mais no mercado, com maior poder de competitividade. A aplicação do programa e a consequente melhoria da gestão resultarão em uma série de benefícios, como redução de custos, melhoria dos produtos, aumento da produtividade e da competitividade. Zordan acredita que a implantação de um modelo de gestão moderno e sustentável, capaz de antecipar e se adaptar a mudanças, preparará as cooperativas para enfrentar os desafios do mercado nacional ou global
Cooperjovem
Catarinenses representam 25% dos participantes no país
O ano de 2012 encerrou com mais de 72 mil alunos e 3.100 professores capacitados pelo Programa Cooperjovem em 165 municípios brasileiros. Desenvolvida em 13 Estados, a iniciativa é implementada por unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), órgão vinculado à Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), em parceria com as Secretarias de Educação, cooperativas e escolas.
Em Santa Catarina, o Sescoop trabalha em parceria com 25 cooperativas, atendendo 76 escolas de 43 municípios. Somente no ano passado, participaram do programa 522 professores e mais de 18 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Isso significa que mais de 25% dos alunos beneficiados pelo Cooperjovem no Brasil são de nosso Estado”, comemora a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia de Souza.
A iniciativa almeja que a cooperação, base do sistema cooperativista, seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
EVOLUÇÃO
O Programa Cooperjovem foi implantado por meio de uma parceria entre Sescoop Nacional, Sescoop/SC e Cooperativa A1, no mês de maio de 2001, com a execução de um projeto piloto no município de Palmitos. De 2002 a 2009, foi desenvolvido com a parceria de até oito cooperativas e 19 escolas. Em 2010, foram ampliadas as parcerias e reestruturadas a metodologia, visando atender às necessidades e demandas do Estado. “Após um ano, o programa quadruplicou o número de cooperativas e escolas envolvidas, apresentando um crescimento de mais de 114% na quantidade de alunos e 389% no número de professores beneficiados”, realça Patrícia.
Segundo o presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, obter resultados como estes representa um orgulho para Santa Catarina, que é considerado um dos Estados de maior índole cooperativista do Brasil. “Capacitar e formar jovens, transformando-os em agentes de mudanças através da cooperação sempre será uma de nossas principais metas”, finaliza.
A coordenadora de promoção social do Sescoop, Patrícia Gonçalves de Souza, salienta que somente no ano passado, o Sescoop/SC promoveu 22 treinamentos de formação continuada do Programa Cooperjovem, com carga horária total de 580h/a, beneficiando 812 participantes ao todo. Além das atividades de formação, foram realizadas também 13 cerimônias de lançamento do programa, beneficiando cerca de 3.570 pessoas, além do evento Gincana Cooperativa, que atingiu mais de 20 mil participantes.
II ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA COOPERJOVEM
O Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, realizado no mês de abril em Florianópolis/SC, reuniu 154 participantes, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de cooperativas e representantes de Secretarias de Educação. Ao todo, estiveram representadas no evento 20 cooperativas e 55 escolas parceiras. Além de palestras, o encontro contou com exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos pelas escolas em 2011, oportunizando o compartilhamento de experiências que estão sendo vivenciadas no programa.
CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Com o objetivo de preparar os professores para implementarem o Cooperjovem nas escolas, incluindo na prática pedagógica os princípios, valores e métodos da educação cooperativa, é promovido anualmente, o curso Formação de Professores. Em 2012, foram capacitadas oito turmas do curso de Formação de Professores, totalizando 260 h/a, e atendendo 293 professores e demais parceiros institucionais do programa.
PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO
O curso Pedagogia da Cooperação visa preparar os professores para aplicarem os novos materiais didáticos, oferecendo sugestões de ferramentas e estratégias didático-pedagógicas para sua utilização. Em 2012, o Sescoop/SC realizou cinco turmas deste curso, com carga horária total de 160h/a, atendendo 161 professores e demais parceiros institucionais do programa.
JOGOS COOPERATIVOS
Conhecer e vivenciar os Jogos Cooperativos como uma Pedagogia da Cooperação, promovendo o exercício da prática da convivência e incentivando a inserção da educação cooperativa no cotidiano das escolas parceiras do Programa Cooperjovem. Este é o objetivo do curso que, em 2012 beneficiou 41 professores das cooperativas parceiras.
GRUPO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS
Caracterizado como uma ação de acompanhamento e suporte pedagógico ao desenvolvimento das atividades e projetos que são realizados no Programa Cooperjovem de Santa Catarina, o Grupo de Estudos Pedagógicos tem entre as finalidades oferecer assessoria aos projetos educacionais cooperativos que são realizados pelas escolas; acompanhar e avaliar o andamento dos resultados da implementação do programa; compartilhar experiências e debater propostas de ações em comum; atualizar informações e planejar novas atividades. Em 2012, o Sescoop/SC promoveu três encontros regionais, com o propósito de apresentar os resultados que foram mensurados pela primeira pesquisa de avaliação pedagógica do programa, realizada no fim de 2011, além de discutir novas estratégias para o aperfeiçoamento e aplicação do Caderno de Avaliação em 2012. Os três encontros contaram com a participação de 79 coordenadores do programa das escolas e cooperativas parceiras, com carga horária total de 24 h/a.
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS COOPERATIVOS
Inserida na grade da formação continuada do Cooperjovem de Santa Catarina em 2012, o curso Elaboração de Projetos Educacionais Cooperativos pretende capacitar os professores quanto à dinâmica de projetos cooperativos e suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem. O curso foi direcionado aos professores que já haviam concluído todas as etapas de formação do programa e também aos que se inscreveram para participar do 5º Prêmio Professor Cooperjovem, visando orientá-los quanto à descrição da metodologia do trabalho.
GINCANA COOPERATIVA “POR UM MUNDO MELHOR”
Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, o Sescoop/SC idealizou e promoveu o projeto Gincana Cooperativa “Por um Mundo Melhor”. A iniciativa integrou as comunidades escolares por meio do desenvolvimento de ações cooperativas que contribuem para a construção de um mundo melhor. O projeto contou com o apoio de 15 cooperativas e foi desenvolvido em 45 escolas participantes do Programa Cooperjovem, envolvendo os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano), professores e funcionários das escolas, pais, comunidade e integrantes das cooperativas (coordenadores do programa, presidente, funcionários e associados). O projeto, realizado no período de julho a setembro, atendeu mais de 20 mil pessoas em todo o Estado.
CERIMÔNIAS DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA COOPERJOVEM
As cerimônias de lançamento do Programa Cooperjovem fazem parte do processo de implantação do Programa, formalizando as parcerias e oficializando o início das atividades nas escolas. Nas solenidades, o Sescoop/SC oferece palestras de sensibilização e as cooperativas e escolas organizam todo o evento. Em 2012, foram realizadas 13 solenidades em parceria com as cooperativas e escolas, que atingiram mais de 3.570 participantes, entre alunos, professores, pais, comunidade, representantes de cooperativas e demais parceiros institucionais do programa.
PREMIAÇÕES DO PROGRAMA COOPERJOVEM
6º PRÊMIO NACIONAL DE REDAÇÃO DO PROGRAMA COOPERJOVEM
O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem em 2012 incentivou o desenvolvimento do seguinte tema: “Cooperativas constroem um mundo melhor”. Das 17.965 redações inscritas, 52 foram selecionadas pelas unidades estaduais e encaminhadas à Unidade Nacional do Sescoop para a última fase de classificação. Participaram escolas públicas e cooperativas educacionais de 12 unidades estaduais. Santa Catarina conquistou o 3º lugar das duas categorias do 6º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, com as alunas Gabrielli Amanda Tavares da EEB Cecília Ax, de Presidente Getúlio/SC (Categoria I) e Maria Eduarda Magnus Bauer, da EEB Maria Solange Lopes de Borba de São João do Sul/SC (Categoria II).
5º PRÊMIO PROFESSOR COOPERJOVEM
De âmbito nacional, o Prêmio Professor Cooperjovem contou com 352 inscritos e 19 projetos encaminhados à Unidade Nacional do Sescoop para a última fase de classificação. Em Santa Catarina, foram avaliados pela Comissão Julgadora do Sescoop/SC, 37 trabalhos de 25 escolas. Os três finalistas da seleção estadual ficaram classificados entre os 10 primeiros colocados da etapa nacional.
2º CONCURSO ESTADUAL DE DESENHO DO PROGRAMA COOPERJOVEM
Com o tema “Cooperando por um mundo melhor”, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, o Concurso Estadual de Desenho do Programa Cooperjovem, contou com a participação de 30 escolas parceiras do programa em Santa Catarina e, ao todo, foram inscritos 4.234 alunos. Na primeira fase de julgamento, foram selecionados 162 desenhos que foram avaliados pela Comissão Julgadora do Sescoop/SC.
SOLENIDADES DE PREMIAÇÃO DO PROGRAMA COOPERJOVEM
A cerimônia de premiação para os vencedores do 6º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e 5º Prêmio Professor Cooperjovem foi realizada no mês de dezembro, na sede da OCB Nacional, em Brasília-DF. As alunas vencedoras da etapa nacional participaram da solenidade acompanhada por familiares e pelas professoras orientadoras de suas escolas. A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, também acompanhou a cerimônia e recebeu duas placas de homenagem pela participação do Sesoop/SC na premiação.
Os primeiros colocados da etapa estadual do 6º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, 5º Prêmio Professor Cooperjovem e 2º Concurso Estadual de Desenho foram homenageados pelo Sescoop/SC, em solenidade no mês de dezembro, no auditório da sede da OCESC, em Florianópolis/SC. A cerimônia contou com a presença do presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, dos conselheiros fiscais e administrativos da entidade, além de alunos, pais, professores e representantes das escolas ganhadoras das premiações. Além dos prêmios, também foram entregues placas para as escolas e cooperativas parceiras que tiveram seus representantes premiados.
BLOG DO PROGRAMA COOPERJOVEM
Dessa forma, em maio de 2012, o Sescoop/SC criou o blog do Cooperjovem (www.ocesc.org.br/cooperjovem) – uma ferramenta de comunicação que é cada vez mais apreciada por crianças, jovens e adultos. O blog, que está hospedado dentro do site da Ocesc, é administrado pela coordenação estadual do programa e atualizado com a participação de todos os atores envolvidos. Durante os seis primeiros meses, foram contabilizados mais de 11.000 acessos, o que demonstra uma ótima aceitação e o sucesso deste novo canal de comunicação. Além disso, foi criada uma página no facebook (www.facebook.com/cooperjovemsc), visando ampliar ainda mais a rede virtual e promover maior visibilidade e divulgação das ações realizadas no programa em âmbito estadual.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/cooperativas/2013/07/03/dia-internacional-do-cooperativismo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176