Quinta, 25 de Outubro de 2012 - 08h58
Cooperativismo é comemorado em grande estilo em Bebedouro, SP
A população bebedourense prestigiou o evento Coopero por Um Mundo Melhor e foi participativa em todas as atividades proporcionadas na tarde de sábado (20), na Praça Barão do Rio Branco
Coopercitrus Comunicação e Marketing
O último sábado, 20, foi um dia especial para Bebedouro, SP, pois foi realizada uma verdadeira festa do cooperativismo proporcionada pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) e pelas cooperativas da cidade: Coopercitrus, Sicoob Credicitrus, Unimed, Uniodonto, Cotram, Cooperlimpo e Unicred. O evento “Coopero por Um Mundo Melhor” disponibilizou das 10 às 22 horas, na Praça Barão do Rio Branco, atividades diversas para crianças, jovens e adultos reunindo mais de 2 mil pessoas. O evento faz parte das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para 2012.
Dentre as opções de entretenimento ao público estavam as oficinas de terrário e bijuterias ecológicas, contação de histórias, esculturas com bexigas, pinturas artísticas para a garotada, exposições e muita música. A peça teatral “Zabumba”, encenada pela Cia da Tribo, no palco da Concha Acústica, teve toda a atenção do público com os personagens Catirina e Bastião, mestres de cerimônia de inúmeros personagens folclóricos como a sereia, o sapo cururu, a caipora, o valente valentão, entre outros. A história foi contada com a ajuda de doze personagens e treze bonecos com diferentes técnicas de manipulação.
O espaço saúde foi bem disputado por todos os que buscavam por dicas para viver uma vida mais saudável. Dentre os serviços oferecidos estavam a aferição da pressão arterial, o percentual de gordura corporal e o Índice de Massa Corpórea (IMC). A prevenção ao câncer também foi um assunto bem disseminado no evento, com o trabalho da Fundação Abílio Alves Marques de Combate ao Câncer tirando todas as dúvidas da população sobre a doença. A Fundação vendeu durante o evento os kits para a Caminhada Passos que Salvam, que será realizada no dia 25 de novembro em prol da ala infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos.
A ONG ArtSol (Arte e Solidariedade), para angariar fundos para ajudar a manter seu trabalho social e cultural com crianças do Jardim Alvorada, esteve vendendo refrigerante no evento e a Pastoral da Juventude da Igreja São João Batista, para também manter seu trabalho de evangelização, vendeu cachorro quente, pipoca, esfirra, sorvete e maçã do amor.
A grande atração do dia ficou por conta do show com o famoso violeiro, compositor, cantor e instrumentista Almir Sater. Gratuito, o espetáculo reuniu 5 mil fãs na Concha Acústica que cantaram emocionados os sucessos do violeiro. O evento “Coopero por Um Mundo Melhor” também contou com o apoio da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo).
Ações para comemorar o cooperativismo
Além do Coopero por Um Mundo Melhor, outras ações foram feitas pelas cooperativas de Bebedouro para comemorar o Ano das Cooperativas. Na quinta-feira (18), a Coopercitrus, Sicoob Credicitrus, Coperfam, Unimed, Uniodonto, Unicred, Cooperlimpo, Cotram, Coocresb e Coaf, foram contempladas em sessão solene na Câmara de Vereadores de Bebedouro com o título “Cooperativismo Amigo 2012”. Para receber o prêmio da Coopercitrus e da Sicoob Credicitrus esteve presente o diretor presidente das duas cooperativas, Raul Huss de Almeida. “A história de nossa cidade é rica em exemplos de cooperativas que deram certo e se tornaram referências no País em suas respectivas áreas de atividade. Até ousamos afirmar que, proporcionalmente à sua população, Bebedouro talvez seja a cidade brasileira com maior número de pessoas ligadas direta ou indiretamente a alguma cooperativa, considerando nessa contagem não só seus cooperados, mas também seus funcionários, seus fornecedores locais de produtos e serviços e os dependentes diretos de todos. O cooperativismo nasceu da tendência do ser humano de se unir com seus semelhantes em momentos de dificuldades. Na verdade, uma cooperativa bem constituída representa algo como uma rede invisível de apoio mútuo que liga todos os seus membros. E tem tido êxito porque no princípio, no meio e no fim de tudo estão a satisfação, o bem-estar e a felicidade do ser humano. É isso que, em última análise, está em jogo: o respeito ao direito de cada um ser feliz”, afirma o diretor presidente.
Na sexta-feira (19), foi celebrada, ás 19h30, na Igreja Matriz de São João Batista, a “Missa das Cooperativas”, que reuniu dirigentes e colaboradores ligados ás cooperativas de Bebedouro, além da comunidade em geral, para uma homilia totalmente voltada à união e à cooperação. Para abrilhantar ainda mais o evento, o coro litúrgico ficou à cargo do Coral Coopercitrus Credicitrus, que com 28 vozes, solistas, pianista e maestro, cantaram e tocaram peças famosas da música erudita. O pároco Marcelo Adriano Cervi, elogiou muito o trabalho das cooperativas e parabenizou ao Coral com belas palavras: “Ter o Coral Coopercitrus Credicitrus cantando ao longo da celebração, foi como se o céu tivesse descido por alguns minutos na Terra”.
Após a celebração, o Teatro Municipal de Bebedouro foi o cenário para a celebração do cooperativismo com a apresentação da Usina de Dança de Guaíra, um presente das cooperativas para os mais de 300 espectadores do evento.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/cooperativas/2012/10/25/cooperativismo-e-comemorado-em-grande-estilo-em-bebedouro-sp.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176