Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 16 de Outubro de 2014 - 13h41

Exclusivas uagro

Açúcar: Estoques maiores, preços menores

Déficit na produção mundial será de 3,24 milhões de toneladas na safra 2014/15

Redação UAGRO

Depois de quatro temporadas apresentando superávit na produção, os números na produção de açúcar foram revisados para baixo. Segundo dados da DATAGRO Consultoria Agrícola, o déficit para a safra de açúcar 2014/15 foi corrigido em setembro de 2,46 milhões para 3,24 milhões de toneladas.

Déficit na produção mundial de açúcar será de 3,24 milhões de toneladas

Apesar dos estoques cheios, os preços não reagiram no mês passado. O açúcar voltou a ser negociado em Nova Iorque nos mesmos patamares observados há quatro anos. Segundo Bruno Wanderlei, economista da DATAGRO, os estoques mundiais não devem alterar as cotações: “O déficit no balanço mundial de açúcar deve absorver parte dos estoques, porém de maneira insuficiente para manifestar uma tendência de alta mais lúcida nos preços”.

Para o economista, fatores climáticos também influenciaram os preços: “Vale ressaltar que as cotações passaram por um movimento de correção à medida que as expectativas sobre os impactos do fenômeno El Niño não foram materializadas”, com destaque para a Austrália que reduziu a possibilidade de formação desse fenômeno de 70% para 50%.

Bruno Wanderlei acredita que o fato que coincide com o atual momento do mercado é o prognóstico de déficit na safra mundial 2014/15, que começa em outubro. Segundo a DATAGRO, a produção mundial de açúcar cairá pela terceira temporada consecutiva, passando de 172,28 milhões em 2013/14 para 169,97 milhões de toneladas. Ele ainda ressalta a queda nos preços aliada ao aumento dos custos como um dos entraves para o mercado açucareiro. No caso do Brasil, “Investimentos em renovação dos canaviais diminuíram nesse ano devido às dificuldades de caixa das usinas, o que deve repercutir negativamente na disponibilidade de cana em 2015/16 e também em 2016/17”, avalia.

O nível mundial dos estoques e os reflexos nos preços do mercado serão discutidos com especialistas internacionais durante a 14ª Conferência DATAGRO sobre Etanol e Açúcar, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro em São Paulo. Para maiores informações acesse: http://www.conferenciadatagro.com.br/

Link

Compartilhar