Inovando e otimizando custos no setor sucroenergético
A 34ª Reunião da Fermentec, realizada em 17 e 18 de julho em Ribeirão Preto, SP, abordou saídas para o setor sucroenergético reduzir custos por meio da inovação e otimização do processo
Universoagro
Luciana Paiva
Otimizar custos é uma tarefa árdua exige competência, pessoal de confiança e trabalho como time. Além de inúmeros conteúdos técnicos, essa é uma das mensagens que ficaram da 34ª Reunião da Fermentec, realizada em 17 e 18 de julho, atraiu um público de 400 pessoas nos dois dias de evento.
Henrique Amorim, presidente da Fermentec, chamou a atenção do público para um dos grandes desafios do setor, a redução e otimização dos custos. "Nunca o setor precisou tanto estar unido. Em 5 anos, dobrou o custo par produzir açúcar e álcool. O setor, como nunca, precisa medir bem. Por legislação e necessidade, a realidade do setor se alterou muito com o crescimento da cana crua, apontado por Amorim como questão que mais tem influenciado na escalada dos custos.
Realizada no Centro de Convenções Ribeirão Preto, com o tema “Inovando e Otimizando Custos”, a Reunião contou com palestras sobre produtividade, com redução de custos e melhoria constante da qualidade. Entre os palestrantes estava o CEO do BENRI (Biomass Energy Research Institute), Manoel Bertone, que revelou o grande interesse dos grupos sucroenergéticos pelos serviço da empresa. Desde sua constituição, há três anos, vários já firmaram contrato de rating. Acaba sendo uma ferramenta de gestão para as usinas, e também um diferencial no mercado. Três grupos brasileiros do setor já receberam a certificação triplo AAA pelo Benri.
Segundo Amorim, apesar do momento difícil do setor, a 34a. Reunião Anual da Fermentec foi positiva. Várias tecnologias foram apresentadas no evento, e a presença de um bom público comprova o interesse das usinas em novas soluções tecnológicas. A Opinião de Amorim é a mesma de José Tadeu Sebastião, diretor da Serquímica, empresa de Sertãozinho e uma das 22 expositoras do evento. “Participar deste evento já virou uma característica da Serquímica. É a oportunidade que temos para sentir o mercado, receber nossos clientes, fazer novos contatos e adquirir novos conhecimentos”, comenta Tadeu. Ainda segundo ele, a participação da empresa este ano foi um sucesso. “Nosso estande esteve bastante movimentado e recebemos importantes clientes, parceiros e futuros clientes. Foi uma ótima oportunidade para ampliar nosso networking”, finaliza.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2013/07/22/inovando-e-otimizando-custos-no-setor-sucroenergetico.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176