ISSCT reuniu participantes de 60 países
Organizadores consideram a edição 2013 sucesso de público, destacam a qualidade dos trabalhos científicos e pôsteres e a troca de informação entre os congressistas
Universoagro
Clivonei Roberto
O XXVIII Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), realizado entre 24 e 27 de junho, na capital paulista, segundo os realizadores do evento apresentou resultados memoráveis: participantes de cerca de 60 países, totalizando público de aproximadamente 2000 pessoas, entre congressistas e visitantes, mais de 500 trabalhos inscritos, dos quais foram selecionados 198 apresentações e 136 pôsteres. Além disso, destaca-se as novidades apresentadas pelas 150 empresas do setor sucroenergético. Assim, o balanço final conclui que o evento foi um sucesso do ponto de vista científico, de organização e de público.
José Paulo Stupiello, Presidente da STAB e Vice-Presidente do Congresso da ISSCT 2013, considera que esta foi uma edição muito positiva do evento, e destaca a grande presença de representantes de todos os países produtores. “Foram apresentados excelentes trabalhos, com alto nível de pesquisa”, diz Stupiello, “mas principalmente houve uma ótima comunicação entre as pessoas de todos os setores”.
“Trata-se de um evento tradicional, que acontece desde 1924 e está em sua 28ª edição, e que trata da mais antiga cultura do País, a cana-de-açúcar”, diz Paulo Uchoa, Secretário-Tesoureiro do Congresso. Para ele, tão importante quanto o ambiente científico, é o clima de fraternidade do evento: “Este é também um encontro de amigos”, diz Uchoa, “muitas destas pessoas são amigos que se encontram há décadas, nesta reunião trienal que o Congresso da ISSCT proporciona”.
Timothy John Murray, Secretário Geral da ISSCT, ressalta que o evento contou com a presença dos principais diretores de entidades de pesquisa do setor sucroenergético, empresários e fabricantes de equipamentos. “Não há substituto para o encontro pessoal”, diz Murray.
Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, salientou a importância de um evento de perfil científico voltado especificamente para o setor sucroenergético. “Um evento como esse é fundamental porque todos os empresários estão buscando otimização de custos, através do uso de novas tecnologias. Ele permite que as empresas tenham contato com o que há de mais moderno na área tecnológica, principalmente do ponto de vista industrial. É o momento em que as pessoas podem trocar opiniões sobre questões técnicas, metodologias de análise, entre outras coisas, dos principais países produtores", avalia Nastari.
Público qualificado – dois fatores chamaram a atenção dos expositores da ISSCT 2013 EXPO – exposição internacional de tecnologia realizada simultaneamente ao Congresso da ISSCT –, a grande quantidade de participantes estrangeiros e a qualidade dos visitantes. “Eram profissionais em busca de tecnologia, não queriam sacolinhas e canetas. Foi realmente uma feira de negócios”, disse Tércio Dalla Vecchia, Ceo da Reunion Engenharia.
Quem também elogiou a exposição foi Luís Fernando Baldan, da área comercial/marketing da Mecat. Segundo ele, a realização do pré-congresso – que levou 277 participantes internacionais à unidades sucroenergéticas e entidades de pesquisa – foi fundamental, pois os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer em funcionamento as tecnologias e, assim, quando chegaram a ISSCT Expo 2013 já se direcionavam aos expositores interessados em fazer negócio.
Visitantes estrangeiros – A grande presença estrangeira foi fundamental para empresas brasileiras que estão com o foco em abrir o mercado internacional. Marcelo Maia, diretor da Coremal Química, contou que a empresa está desenvolvendo estratégias para levar suas tecnologias para países da América Latina, já há alguns negócios fechados, e a participação na ISSCT ampliou a oportunidade de negócio.
O mesmo ocorreu com a Ubyfol Agroquímica, Lécio Silva, diretor de marketing, estava muito satisfeito com a participação no evento, elogiou a qualidade do público e disse que foi uma ótima oportunidade de contatos com produtores estrangeiros. A Ubyfol está ampliando sua atuação na América Latina e também já fechou contratos de fornecimento de seus fertilizantes.
Mas os estrangeiros também marcaram presença como expositores, foi o caso de empresas indianas que participaram pela primeira vez como expositores em eventos no país. A SB Reshellers estava entre as expositoras indianas, segundo seu presidente, Sachin Shirgaokar, a intenção é apresentar ao mercado sucroenergético seus equipamentos na área de moendas.
Para o coordenador da exposição e diretor-executivo do Apla (Arranjo Produtivo do Álcool), Flávio Castelar, o balanço feito pelos expositores é positivo. “Para as empresas pró-ativas e com experiência no mercado, o evento foi muito importante para reforçarem sua imagem institucional, estreitarem contatos já estabelecidos e, fundamentalmente, para prospectarem novos clientes e parceiros”, destaca Castelar.
Durante a sexta-feira (28) e sábado (29) foi realizado o Pós-Congresso, evento que encerrou a programação do Congresso da ISSCT 2013. Esta etapa abrangeu um programa de visitas às empresas instaladas, na sua grande maioria, nos polos industriais de Sertãozinho, Matão e Piracicaba, no interior de São Paulo, e que são fornecedoras de equipamentos e soluções para a agroindústria. Entre as empresas que foram visitadas estão: Dedini, General Chains, Mausa, CASE IH, Sermag, Simisa, Sermatec, Unimil, Civemasa, Baldan e Usina Viralcool.
A próxima edição do Congresso da ISSCT, em 2016, será na Tailândia. A 29ª edição do Congresso da ISSCT será na segunda maior cidade da Tailândia, Chiang Mai, a capital cultural do norte do país.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2013/07/03/issct-reuniu-participantes-de-60-paises.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176