Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 - 09h08

Inscrições para o II Encontro Cana substantivo feminino se encerram em 15 de março

O Encontro acontecerá em 22 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP

Universoagro

As mulheres assumem a direção dos caminhões nas usinas

Seguem aceleradas as inscrições para o II Encontro Cana substantivo feminino,que acontecerá em 22 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP. As inscrições são gratuitas e terminam em 15 de março, “mas o encerramento pode ser antecipado, caso as vagas forem preenchidas antes do dia 15”, alerta Luciana Paiva, diretora da empresa realizadora do evento.

Segundo Luciana, neste segundo encontro aumentou a presença masculina entre os inscritos, talvez em decorrência da participação de debatedores do sexo masculino e também pela inclusão na programação de temas de interesse não tão específicos ao público feminino. “É justamente essa a nossa intenção, possibilitar interação e debater soluções para o setor, independente do gênero”, diz.

Mesmo ampliando o leque de assuntos, o evento não perde seu foco original, que é associar a mulher à cana-de-açúcar. De acordo com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), o setor sucroenergético movimenta um mercado próximo a 30 bilhões de dólares por ano. São 436 unidades produtoras espalhadas de Norte a Sul do País, e 72 mil produtores de cana. A cadeia da agroindústria canavieira gera aproximadamente 4,5 milhões de empregos diretos e indiretos. O Relatório de Sustentabilidade da Unica aponta que uma usina padrão tem, em média, 403 cargos, que vai desde trabalhos manuais até funções altamente qualificadas.

As mulheres ocupam uma pequena extensão nesse universo canavieiro, mas o quadro está mudando. Há 10 anos, a presença feminina na agroindústria canavieira se dava principalmente nas áreas de assistência social, laboratórios ou na agrícola, com as cortadoras de cana.

Porém, os canaviais estão cada vez mais mecanizados, a indústria automatizada e as práticas de produção mais sustentáveis. Essa evolução está abrindo às portas das usinas para as mulheres. Elas trocaram o podão pelo joystick das colhedoras de cana, pilotam rodotrens, dão o start na indústria, cuidam das finanças da empresa, analisam o mercado, desenvolvem pesquisas e coordenam a gestão da usina.

Para falar sobre essa nova atuação das mulheres na agroindústria canavieira o II Encontro Cana substantivo feminino contará com a participação Beatriz Rossi Resende de Oliveira, gerente de Divisão RH da Usina Batatais e presidente do Grupo de Recursos Humanos da Agroindústria (Gerhai), Patrícia Rezende,  gerente agrícola da Usina Jalles Machado; Goiás; Clelia Nozaki, gerente de Recursos Humanos da Noble Bioenergia, Rosângela Bombonato, coordenadora de Tecnologia da Informação da UDOP e Leila A. Monteiro de Souza, presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana).

O II Encontro Cana substantivo feminino é promovido pela empresa Paiva&Baldin e patrocinado pela Raízen, Basf, Reed Multiplus, PwC, Orplana, Allianz Seguros, Socicana, Datagro Consultoria, Biosul, Starret, Usina São Martinho, Canaoeste, Codred, Copercana, TransEspecialista Logística, Prosugar, CEISE Br , Utam, Rodini Joias e Stéfani Nogueira Construtora.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada clicando no link: http://paivaebaldin.com.br/index.php/encontro

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2013/02/27/inscricoes-para-o-ii-encontro-cana-substantivo-feminino-se-encerram-em-15-de-marco.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar