Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 20 de Dezembro de 2012 - 17h12

Campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão” alavanca consumo de etanol em São Paulo

Além de emitir até 90% menos gases que contribuem para as mudanças climáticas do que a gasolina, a produção do etanol combustível renovável feito a partir da cana gera oito vezes mais empregos do que a indústria do petróleo

UNICA

Em seu primeiro mês de veiculação, a campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, criada para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e lançada no dia 11 de novembro, impulsionou em cerca de 10% o consumo de etanol no Estado de São Paulo com relação ao mês anterior, atingindo o objetivo de reforçar a imagem do biocombustível como uma opção limpa, renovável e com importantes impactos sociais e econômicos.

O diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, ressalta a rápida reação do consumidor brasileiro às mensagens transmitidas pela campanha, que teve como protagonista oator da Rede Globo, Lucio Mauro Filho: “A campanha procurou destacar os pontos positivos do etanol, que vão muito além da questão do preço. O etanol gera ganhos ambientais, sociais e promove o crescimento econômico de forma significativa em mais de mil municípios brasileiros.”

Além de emitir até 90% menos gases que contribuem para as mudanças climáticas do que a gasolina, a produção do etanol combustível renovável feito a partir da cana gera oito vezes mais empregos do que a indústria do petróleo. Segundo Altieri, o crescimento nas vendas do etanol hidratado, vendido nas bombas para abastecer carros flex, foi verificado na segunda quinzena de novembro, período em que a campanha já estava no ar: “No mesmo período, houve queda nas vendas de gasolina, sinalizando que houve uma migração do consumidor que tem carro flex.”

A campanha “Etanol, o Combustível Completão” foi desenvolvida pela Borghi/Lowe e a Open, braço de ativação da agência, que foi responsável pela implantação das ações promocionais em postos de combustível, pedágios, ciclovias e na rede Cinemark. “Criamos uma campanha totalmente integrada, presente em todos os canais de mídia, maximizando, assim, os benefícios do etanol para o Brasil. É muito importante para a agência fazer parte desta conscientização”, afirma José Borghi, presidente da Borghi/Lowe.

Com veiculação que se estendeu até 20 de dezembro, a iniciativa publicitária é composta por três filmes - “Manifesto”, “Escola” e “Mudanças”-, vinhetas em rádio, anúncios especiais em jornais, revistas, outdoor e até uma página no Facebook (facebook.com/etanolcompletao).

Ações promocionais

Para dar sustentação à campanha publicitária “Etanol, o Combustível Completão”, foram criadas diversas ações promocionais em Shopping Centers e em postos de combustíveis do Estado de São Paulo. A principal delas foi a promoção “Bomba Premiada Etanol”, que movimentou mais de cinco mil participantes na capital e nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Araçatuba entre o dia 30 de novembro e 08 de dezembro. Ao encontrar a “Bomba Premiada Etanol,” réplica do equipamento utilizado em postos de combustíveis, o participante tentava abastecer uma quantidade exata de etanol determinada com antecedência. Os acertadores ganharam carros flex zero km.

Para Altieri, a “Bomba Premiada Etanol” conseguiu impactar os consumidores de uma forma mais envolvente e direta. “De forma lúdica, as pessoas brincaram, testaram seus reflexos e tomaram maior consciência sobre a importância do etanol, um combustível produzido a partir de uma fonte 100% renovável,” explica. Como parte da campanha, também foram distribuídas garrafas d’água personalizadas, canetas, lixinhos para automóvel, milhares de folhetos informativos e carrinhos da marca Hot Wheels.

Outro destaque do projeto foram as ações-surpresa de ativação da campanha realizadas em postos de combustíveis de São Paulo e do interior do estado, com a presença de vários artistas famosos, como Danielle Winits, Eri Johnson, Ellen Roche, Fabiana Karla, Rodrigo Santana e Leonardo Miggiorin. Mais informações no site de apoio da campanha: www.etanolverde.com.br.

Ficha técnica

José Borghi, Ricardo Scarpa e Fabio Nunes assinam a criação pela Borghi/Lowe; direção geral de criação José Borghi e Fernando Nobre; produtora Fulano Filmes; direção: Rene Sampaio; direção de fotografia: Flavio Zangrandi; cenografia: Monica Rochlin; computação gráfica e pós-produção: equipe Fulano Filmes; montador: Valéria de Barros; trilha Saxsofunny: maestro Cezar Brandão e Sérgio Fouad; locução: Ed Oliveira; RTVC: Marcia Coelho; planejamento: Patricia Venturini; atendimento: Priscilla Carvalho, Jéssica Cardoso e Ana Paula Velanga; aprovação do cliente: Adhemar Altieri e Leandro Pampin.

A ativação é da Open com direção geral de Adriano Pires de Carvalho; criação: Carolina Medina; planejamento: Filipe Alberto; produção: Mari Mazzio e atendimento: Renata Gonçalves.

Resumo dos resultados da campanha

· 6 artistas promoveram ações em postos de combustíveis

· 6 carros adesivados

· Wind banners, infláveis e coolers

· Promotoras uniformizadas em todas as ações

· 3 sobrecapas do Jornal Metro, com 292 entregadores uniformizados

· Faixas elásticas e veiculação de filme em cinco complexos Cinemark

· 30 ciclistas circulando por 2 horas durante três dias com camisetas da ação

· Diversas blitz envolvendo emissoras de rádio

Foram distribuídos

· 80.000 saquinhos para lixo reciclável

· 53.000 folhetos

· 50.000 adesivos

· 25.000 bonbons Lindt Lindor

· 15.000 “chaves”

· 8.560 garrafinhas de água

· 7.764 carrinhos Hot Wheels

· 5.000 canetas

· 1.240 vouchers nas duas ações em pedágios

Na Bomba Premiada

· 3.355 participantes e 7.775 pessoas abordadas

· 6 participanges ganharam um Volkswagen Novo Gol Totalflex 0 km

· 60 participantes ganharam aparelhos de GPS

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2012/12/20/campanha-publicitaria-etanol-o-combustivel-completao-alavanca-consumo-de-etanol-em-sao-paulo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar