O mercado vai mostrar ao governo a importância do etanol
Manoel Bertone, ex-secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, observou que o governo não pode negligenciar o que diz o mercado
Universoagro
Manoel Bertone, ex-secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, e atual CEO do Benri, durante coletiva de imprensa realizada na Fenasucro & Agrocana, realizada de 28 a 31 de agosto, em Sertãozinho, SP, disse que, quando era secretário, por muitas vezes alertou ao governo as ações equivocadas que estavam sendo tomadas em relação ao setor sucroenergértico.
Esses equívocos são responsáveis em grande parte pela crise que abate o setor: redução de produtividade; aumento dos custos de produção; menor competitividade do etanol em relação à gasolina, redução dos investimentos e usinas mal das pernas. Para Bertone, o mercado é quem vai resolver os nós atados, mas para isso, é fundamental que o governo respeite o desejo do mercado .
O ex-secretário observou que, atualmente, as usinas investem em tecnologia açucareira, pois o mercado está mais remunerador para o produto. No caso do etanol, o mercado está distorcido, em decorrência do preço artificial da gasolina e da redução da adição do anidro à gasolina.
Para Bertone, mais do que os apelos dos dirigentes do setor, o mercado é que vai mostrar para o governo que o etanol é importante e que é fundamental a criação de políticas públicas consistentes para a recuperação da agroindústria canavieira e para a retomada do etanol de cana-de-açúcar.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2012/09/10/o-mercado-vai-mostrar-ao-governo-a-importancia-do-etanol.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176