Domingo, 02 de Setembro de 2012 - 22h56
Usina Estiva conquista prêmio Master Cana em duas categorias
A Usina São José da Estiva venceu o Prêmio Master Cana nas categorias Eficiência Industrial e Mecanização Agrícola
Comunicação Usina Estiva
Na primeira categoria o case vencedor foi “Em Busca da Eficiência Máxima”, que visa extrair o melhor da indústria com o menor custo.
De acordo com o superintendente Roberto Holland, diversas ações permitiram chegar ao resultado esperado, dentre elas aquisições de amostradores contínuos no bagaço e cana desfibrada e separadores de arraste de alta eficiência. A estabilidade de temperaturas, tempos de retenção, pressões, vazões e o aproveitamento máximo da capacidade de cada equipamento são continuamente otimizadas para alcançarmos nossas metas. “O resultado pôde ser comprovado através dos números. No quesito aumento na eficiência industrial atingiu 82,6% na safra 2008/09, 89,13% na 2011/12, e no ciclo atual, já chegou a 88,5%, tendo como perspectiva fechar em 90%”, informou Roberto.
O Sistema de Certificação Digital da Cana, usado a partir desta safra para monitorar todo o processo de colheita e transporte da matéria prima desde a lavoura até a indústria, foi o case vencedor da categoria Mecanização Agrícola. O acompanhamento em tempo real, através de imagens geradas por satélite e sinais emitidos pelos computadores de bordo, permite não só acompanhar o que acontece na lavoura, como a quantidade de cana colhida em cada talhão, região e fazenda, mas também acompanhar o fluxo de veículos que chegam carregados à Usina.
O Centro de Controle de Tráfego da Usina acompanha o sistema e observa o que acontece nas cinco frentes de corte mecanizado. É possível checar a localização, identificação do colaborador que está operando a máquina, o tempo de espera, tempo de trabalho, como corte e transbordamento, por exemplo, além de dados técnicos e operacionais. “Criamos um histórico de ocorrências para decisões futuras que poderão reduzir possíveis problemas, inclusive mecânicos ou operacionais das 149 máquinas em atividade”, explicou Júlio Araújo, gerente Agrícola.
O sistema elimina a função do noteiro no campo e dá maior confiabilidade nas informações. “Com TAG no campo a margem de erro era de 8% e agora é zero”, apontou.
Outras vantagens da certificação digital, além do monitoramento 24 horas de toda a frota, são a regularidade na entrega de cana entre as frentes de trabalho, otimização do uso da frota, o que permite projetar redução de 5% dos caminhões a médio prazo com a melhoria da logística.
A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 27 de agosto em Sertãozinho e a Estiva foi representada por Roberto Holland, Júlio Araújo e pelos gerentes de Área, Fulvio Fiorim (Produção) Edgar Sakamoto Tsunoda (Utilidade e Manutenção), e Luis Chairi (Controle de Processos).
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2012/09/02/usina-estiva-conquista-premio-master-cana-em-duas-categorias.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176