Começa a Fenasucro, a maior feira sucroenergética do planeta
Os olhos do setor se voltam para Sertãozinho, no interior de São Paulo; a expectativa é que 32 mil pessoas visitem os 530 estandes da Fenasucro&Agrocana 2012
Universoagro
José Roberto Maia
Como já acontece há vinte anos, toda a cadeia sucroenergética volta os olhos para Sertãozinho, no interior de São Paulo. É que começou, na tarde de 28 de agosto, a Fenasucro & Agrocana 2012, reunindo até sexta feira as principais empresas fornecedoras de equipamentos, insumos e serviços do setor sucroenergético.
Sertãzinho é uma cidade de porte médio, de cerca de 110 mil habitantes, mas que vira notícia nacional e se agiganta sempre nessa época do ano com o início das feiras. Afinal, além do desfile tecnológico que toma conta do Centro de Eventos Zanini, que neste ano ficará por conta de 530 expositores de 35 países, a cidade abriga eventos paralelos, com a discussão de grandes temas pertinentes ao setor, e tem a visita de autoridades e especialistas ligados à cadeia.
Além disso, milhares de profissionais do Brasil e do exterior devem comparecer às alamedas das feiras até a próxima sexta feira para conhecer o que há de “estado-da-arte” voltado à produção de cana, açúcar, etanol e energia. A estimativa é que o evento receba nesse ano mais de 32 mil pessoas, com participação de todas as usinas do País, gerando 13 mil empregos diretos e indiretos e injetando R$ 15 milhões na economia local através do turismo de negócios.
Dia de homenagens – A visitação no primeiro dia da Fenasucro 2012 começou no início da tarde, mas por volta das 17 horas começou a cerimônia de abertura do evento. Como nesse ano ambas as feiras completam aniversário redondo - a Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro) comemora 20 anos e a Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar (Agrocana) chega aos 10 anos -, a solenidade foi marcada por recordar um pouco da história dos dois eventos, por homenagens a profissionais e personalidades que ajudaram a construir essa história e por apresentar um novo formato de feira (a Nova Fenasucro), que ganhará forma a partir da edição de 2013.
Na solenidade de abertura, a Fenasucro prestou tributo a empresas que acreditaram na feira desde o início, mesmo nos períodos de turbulência do setor, como Caldema, Dedini, Equipalcool, Fertron, Simisa, RG Sertal e Sebrae. Também foram homenageadas entidades e instâncias de governo, nas pessoas de Antônio Toniello e Pedro Bighetti, da Copercana, José Paulo Stupiello, da Stab, e o deputado federal Antônio Duarte Nogueira, além do prefeito Nério Costa, em nome da prefeitura municipal de Sertãozinho.
Na ocasião também foram homenageados os diretores e funcionários da Multiplus, hoje Reed Multiplus (empresa organizadora da Fenasucro&Agrocana), e do Ceise Br (Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis).
Na solenidade, que contou com a presença de Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, o presidente de honra da Fenasucro&Agrocana 2012, Antônio Toniello, agradeceu pela homenagem e projetou um futuro de sucesso para a continuidade da feira, que terá novidades a partir do próximo ano.
Se o setor voltar no tempo, vinte anos atrás, quando a feira começou, em 1993, não passava de um grande sonho, mas que se concretizou e se consolidou num importante espaço para a cadeia sucroenergética nacional ao longo de duas décadas. “Quando começou, tínhamos apenas 47 empresas. Era o início de uma história de sucesso, mas que não foi escrita só por nós, mas por muitas outras pessoas”, disse Fernando Barbosa, diretor da Reed Multiplus. Segundo ele, esses foram apenas os primeiros vinte anos dessa história. Muitos outros estão por vir.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/sucroenergetica/2012/08/30/comeca-a-fenasucro-a-maior-feira-sucroenergetica-do-planeta.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176