Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 06 de Agosto de 2014 - 09h11

Chamada pública vai apoiar mulheres com produção agroecológica

Chamada financiará três modalidades de projetos de custeio, todas voltadas à produção agroecológica

MDA

Com o objetivo de ampliar o protagonismo das mulheres rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está lançando um chamamento público especificamente para esse grupo. A chamada financiará três modalidades de projetos de custeio (onde são realizadas atividades e não há aquisição de bens), todas voltadas à produção agroecológica. Para participar é necessário ser agricultora familiar, assentada da reforma agrária, extrativista, quilombola, pescadora artesanal, aquicultora familiar ou indígena.

Para ter direito ao benefício, mulher precisa ser agricultora familiar

As três modalidades contempladas na chamada são: Apoio a Redes de Organização Produtiva; Apoio a Grupos Produtivos de Mulheres e Apoio a Feiras e /ou Mostras de Economia Feminista e Solidária.  A prioridade são os 120 territórios da cidadania, mas grupos produtivos formados por mulheres rurais de todo o País podem se beneficiar.

Saiba mais sobre as modalidades:

  • Apoio a Redes de Organização Produtiva: se destina a grupos de mulheres rurais articulados em redes produtivas. Pretende incentivar a criação de novas redes e fortalecer as redes existentes por meio de formação e capacitação em políticas públicas, gênero e feminismo, além do estímulo e fortalecimento da produção e comercialização. Essa modalidade tem âmbito regional ou nacional e deve beneficiar, no mínimo, 300 mulheres.
  • Apoio a Grupos Produtivos de Mulheres: tem como objetivo o  fortalecimento da organização produtiva de grupos de mulheres rurais, em âmbito territorial ou regional, com ações de mobilização, orientação sobre a formalização das atividades, comercialização (mercados locais, Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar) e gestão econômica da produção. Serão beneficiadas nessa modalidade, no mínimo, 150 mulheres.
     
  • Apoio a Feiras e /ou Mostras de Economia Feminista e Solidária: pretende promover a realização de Feiras e/ou Mostras da Economia Feminista e Solidária, no âmbito estadual ou regional, visando divulgar e comercializar os produtos das agricultoras familiares.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/outros/2014/08/06/chamada-publica-vai-apoiar-mulheres-com-producao-agroecologica.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar