Quinta, 05 de Junho de 2014 - 10h14
Plano de Agroecologia e Produção Orgânica ganha espaço em Fórum
Até final de 2015, pelo menos 50 mil unidades de produção receberão certificação orgânica no país
MDA
Pelo menos 200 mil famílias de agricultores serão beneficiadas pelo Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), o Brasil Agroecológico, criado em 2013 pelo governo federal. Até o final de 2015, pelo menos 50 mil unidades de produção receberão certificação orgânica no País.
Os dois resultados foram apontados pelo secretário-executivo da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), Cássio Trovatto, da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), nesta semana, durante painel do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, em São Paulo. O painel integra a programação da Bio Brazil Fair, feira de orgânicos que ocorre até sexta-feira (7), na Bienal do Parque Ibirapuera.
Com o tema Quais avanços podemos esperar para o setor orgânico com a implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o painel contou com falas do representante do MDA e do coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias. Ambos apresentaram ao público os principais avanços e a importância do Plano.
“O Planapo se inseriu no plano de desenvolvimento rural do País”, afirmou Trovatto, durante o painel. “Já conseguimos visualizar desdobramentos importantes”, continuou ele, ao comentar os resultados alcançados em menos de um ano. Com 125 iniciativas voltadas para agricultores familiares e não familiares, o plano já fortaleceu a produção familiar orgânica, com serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), oferecidos aos agricultores por meio do instrumento das Chamadas Públicas lançadas pelo MDA, por exemplo.
“A agricultura familiar é responsável por grande parte da alimentação urbana e é estratégica para o desenvolvimento do Brasil e da produção de alimentos”, assinalou Cássio Trovatto. Ele observou que o setor comercializa seus produtos em mercados locais, em feiras agroecológicas e orgânicas e no mercado de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fazendo com que a participação da agricultura familiar seja significativa para as economias locais. Além disso, a diversidade da produção familiar, seu reconhecimento no mercado, abriu espaço junto aos grandes compradores. Nesse contexto, as ações do Plano representam um reforço, tanto para a produção familiar orgânica quanto para a economia.
Sobre o plano
Lançado em outubro de 2013, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) foi elaborado com a participação de dez ministérios, além de diferentes órgãos do governo federal e da sociedade civil. A política tem ações previstas para quatro eixos: produção, consumo, recursos naturais e conhecimento – neste estão incluídas Ater e pesquisa.
Dentro do eixo produção, estão sendo trabalhadas políticas para o agricultor, como iniciativas de crédito orientado para a produção agroecológica, ação lançada no Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. No eixo do consumo, são previstas iniciativas para o incentivo ao consumo de produtos agroecológicos. Durante o painel, Rogério Dias observou que o mercado interno passou por uma formação e consolidação de público consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos e fez uma ressalva: “O setor está em processo de transformação, mas sabemos que temos muito desafios.”
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/outros/2014/06/05/plano-de-agroecologia-e-producao-organica-ganha-espaco-em-forum.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176