Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 15 de Janeiro de 2013 - 12h52

Rio Tinto supera meta em 2012 e quer passar brasileira Vale neste ano

A segunda maior produtora mundial da commodity previa produzir 250 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012, pouco acima das 245 milhões no ano anterior.

Reuters

A mineradora Rio Tinto planeja aumentar a produção de minério de ferro neste ano, após superar a meta do ano passado, e se tornar a maior produtora mundial de minério de ferro.

A segunda maior produtora mundial da commodity previa produzir 250 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012, pouco acima das 245 milhões no ano anterior, e acabou atingindo 253 milhões de toneladas devido à recuperação da demanda chinesa.

A Rio Tinto manteve um agressivo plano de expansão em minério de ferro, apesar de receios sobre a China --maior compradora mundial da commodity-- terem assombrado o mercado em boa parte do ano passado.

"O mercados continuam voláteis, mas nosso negócio continua a ter boa performance", disse o presidente-executivo da companhia, Tom Albanese, no anúncio dos resultados do quarto trimestre.

A companhia, que garante no minério de ferro mais de 60% de sua receita, resistiu aos cortes de plano de expansão, mesmo com um longo período de fraqueza no setor no ano passado, por acreditar que seus minérios de qualidade e baixos custos operacionais renderiam margens de lucro ao longo do ciclo.

RIO TINTO VS. VALE

A Rio Tinto prevê uma produção anual de 290 milhões de toneladas em 2013. A Vale produziu 322,6 milhões de toneladas em 2011 e vai anunciar os números de 2012 no próximo mês.

A concorrente da brasileira, no entanto, informou ter a maioria das aprovações no conselho para aumentar a produção para 360 milhões de toneladas, o que a faria ultrapassar a Vale e se tornar a maior produtora mundial do minério.

POUCA TOLERÂNCIA

Albanese disse que a companhia terá pouca tolerância com negócios de resultados abaixo da média. A companhia já isolou a divisão de alumínio --a mais custosa-- sob a guarda da Pacific Aluminium, na esperança de uma venda total ou parcial.

O UBS prevê que a Rio Tinto terá uma queda no lucro antes de juros e impostos em 2012, para US$ 13 bilhões, ante US$ 15,3 bilhões em 2011. O resultado se deve principalmente ao preço do minério de ferro, que ficou sob pressão durante boa parte do ano passado.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/outros/2013/01/15/rio-tinto-supera-meta-em-2012-e-quer-passar-brasileira-vale-neste-ano.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar